Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Município recebe 12 açudes do Programa Irriga+RS

Projetos foram desenvolvidos por equipe local da Emater

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Imigrante selecionou 12 propriedades, mais cinco suplentes, que podem receber recursos para a construção de açudes pelo Programa Irriga + RS. O município foi habilitado junto à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), depois da decretação de Situação de Emergência, por conta da estiagem, em janeiro deste ano. Os projetos foram desenvolvidos pela equipe da Emater do município.

Segundo o secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Gilnei Dahmer, habilitar os agricultores ao recebimento dos açudes só foi possível porque o município homologou o decreto de emergência, em função da seca, que atingiu o Estado no início do ano. “Trabalhamos para reunir toda a documentação, pois sabemos da importância de um recurso como esse para nossos agricultores”, declarou Dahmer.

Na seleção foram usados como critérios a escassez hídrica e o abastecimento por caminhão-pipa para o abastecimento de água para o consumo humano e animal. Para a fase inicial, a Secretaria da Agricultura e a Emater visitaram as propriedades indicadas para conferir o enquadramento e o atendimento dos critérios ambientais.

Agora o programa encontra-se na fase de avaliação da documentação encaminhada. Os recursos para os projetos são provenientes do Fundo de Recursos Hídricos, a fundo perdido, para o custeio de até 24 horas máquina por propriedade. O programa contempla somente a construção de novos açudes, não incluindo a ampliação, reforma ou limpeza de açudes já existentes.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: