Jornal Nova Geração

Mutirões contra dengue neste sábado

Agentes vão estar no Bairro Imigrantes neste sábado para orientar população (Foto: Larissa Santos)

Uma série de ações marcam a Semana do Meio Ambiente em Estrela. Os mutirões contra a dengue e de limpeza encerram a programação que iniciou terça-feira, dia 1º. Neste sábado, dia 5, o foco da ação será no Bairro Imigrantes e tem como objetivo recolher materiais que possam favorecer o surgimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. 

Conforme a diretora do Departamento de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Tanara Schmidt, a operação é semelhante a realizada há duas semanas, no Bairro Moinhos, quando foram recolhidas mais de 14 cargas de lixo. “Os agentes também orientarão e auxiliarão a população na limpeza de pátios. Este é um processo permanente e de extrema importância, buscamos sensibilizar e construir novos caminhos para relacionar a comunidade com as questões ambientais”, conta.

“É importante que todos se envolvam”

Em Estrela, já foram confirmados 113 casos de dengue dos 152 exames coletados. Todos os bairros possuem larvas do mosquito. Por isso, durante a semana, os agentes de endemias fazem visitas em residências e pesquisas em pontos estratégicos. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carmen Hentschke, explica que a ação de sábado serve para complementar o serviço feito no dia a dia dos agentes. “É importante a união de todos, pois nós, como Secretaria da Saúde, conseguimos trabalhar a orientação e prevenção, mas não temos máquinas para fazer o recolhimento de entulhos, como a Secretaria de Infraestrutura Urbana. Além disso, o Meio Ambiente consegue organizar a separação correta do lixo”, pontua.

Para a coordenadora, é fundamental que a comunidade participe da atividade, porque cada um é responsável pela manutenção do seu pátio. “A própria família é beneficiada e, consequentemente, os vizinhos. Por ser uma questão de saúde pública, é importante que todos se envolvam”, frisa.

Manter cuidados

A moradora do Bairro Boa União, Solange Petter, de 38 anos, busca sempre manter o seu pátio limpo, sem produtos, vasos e potes que possam deixar água parada e, com isso, se tornar um ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti. “Às vezes, não nos damos conta que deixamos algo que possa segurar água e, desta forma, fazer o mosquito se proliferar. As visitas dos agentes servem para lembrar a gente de cuidar”, elogia.

Atividades conscientizam comunidade 

O município de Estrela promove uma série de atrações para marcar a Semana do Meio Ambiente, cujo dia é comemorado neste sábado, dia 5 de junho. A programação foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), através da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, com apoio das pastas da Saúde e da Infraestrutura Urbana. 

  • Nesta sexta-feira, dia 4, agentes mirins serão levados até o Horto Municipal, onde farão o reconhecimento da área e dos diversos procedimentos realizados com as espécies.
  • Na terça-feira, dia 1º, ocorreu o evento Trilha Espécies Arbóreas, na Praça Menna Barreto, no Centro da cidade. Foram identificadas espécies com placas de Código QR, além de ser destacada a importância da arborização urbana na qualidade de vida.
  • Na quarta-feira, dia 2, a Blitz Ecológica movimentou o Calçadão de Estrela. Foram distribuídos ímãs de geladeira com o cronograma da coleta seletiva para informar a comunidade sobre a correta separação e o destino adequado dos resíduos sólidos domésticos.
Trilha ecológica na Praça Menna Barreto marca programação da Semana do Meio Ambiente (Foto: Larissa Santos)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: