Jornal Nova Geração

PENSAR ELEIÇÕES 2022

Na reta final da campanha, eleitores do Vale priorizam candidatos locais

Nomes da região lideram pesquisas espontâneas de intenção de voto aos parlamentos. Contudo, percentual de indecisos predomina e ultrapassa os 70% no levantamento para deputado federal. Últimos dias serão decisivos aos concorrentes com domicílio eleitoral

Mais de 70% dos eleitores da região pretendem votar em candidatos com domicílio no Vale. Crédito: Felipe Neitzke

Falta menos de uma semana para o primeiro turno das eleições deste ano. Contudo, o cenário ainda é de indefinição na disputa para os cargos legislativos. Mais de 60% dos eleitores da região ainda não decidiram em quem votar na corrida aos parlamentos, conforme levantamento feito pelo Instituto Methodus, contratado pelo Grupo A Hora.

As pesquisas espontâneas indicaram altos percentuais de eleitores indecisos. Quando questionados sobre em quem votar para deputado estadual, 63% disseram não saber. Já para deputado federal, o índice chega a 72,5%. Por outro lado, se mostram dispostos a votar em candidatos identificados com as demandas da região.

Este é o único levantamento feito a partir do início da campanha eleitoral na região. Duas pesquisas anteriores, em março e julho, mediram a intenção de voto no Vale com base nas pré-candidaturas. Diferente das anteriores, esta trouxe resultados apenas na menção espontânea para os cargos legislativos, devido à grande quantidade de candidaturas registradas.

A pesquisa integra o projeto “Pensar Eleições 2022 – Desperta, Vale do Taquari”, desenvolvido pelo Grupo A Hora em parceria com a Univates. Ao todo, foram ouvidas 400 pessoas nos municípios mais populosos da região, entre os dias 22 e 24 de setembro. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Decisão para a última hora

O diretor de projetos do Instituto Methodus, José Carlos Sauer, avalia que a pesquisa apresenta pontos interessantes. O primeiro é que, antes de perguntarem sobre o voto, os eleitores foram questionados sobre os candidatos do Vale. “Mais de 70% disseram conhecer. E para estadual, 78% pretendem votar em um representante local”, pontua.

Porém, Sauer ressalta que o eleitor é “surpreendido” quando são perguntados sobre o voto. “Há uma disposição do eleitor em votar num candidato local, mas a maioria ainda não consegue dizer um nome. É uma semana de decisão. Provavelmente, vai decidir de véspera. Deve tomar uma decisão influenciada por algumas variáveis, e que nem sempre é racional”. Neste contexto, acredita que a corrida pelo voto será intensa nos dias que antecedem a eleição. “É uma semana muito importante. Terão que fazer um grande esforço, até onde a lei permitir. Precisam acelerar o passo”.

Líderes da região

No levantamento para deputado estadual, 15 candidatos foram mencionados pelos eleitores. Destes, 11 tem domicílio eleitoral no Vale do Taquari. Márcia Scherer (MDB) é a mais lembrada, com 7,2%, seguida por Maneco Hassen (PT), com 6,2% e Gláucia Schumacher (PP), com 5,7%. Juntos, os concorrentes representam 33,2% da intenção do eleitorado.

“Os candidatos da região aparecem bem espontaneamente. Isso mostra que serão bem votados na região, mas também podem conquistar ainda mais votos, pela quantidade de indecisos que se tem”, analisa Sauer. Para deputado federal, 25 candidatos foram mencionados, sendo três do Vale do Taquari. Entre eles, Enio Bacci (União Brasil), que lidera a pesquisa, com 6,5%. Além dele, Yê (MDB), com 2%, e Ricardo Wagner (PTB), com 0,7%, também são citados.

Sauer entende que este é um cenário mais complexo, onde muitos nomes de alcance estadual ganham espaço nas menções do eleitorado. “Temos muitos candidatos conhecidos concorrendo a reeleição ou que são deputados estaduais hoje. Eles têm votos em muitas cidades e tiram votos dos candidatos locais”.

DEPUTADOS ESTADUAIS – PESQUISA ESPONTÂNEA

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: