Dando continuidade aos eventos alusivos aos 200 anos de Imigração Alemã, os Grupos Folclóricos de Estrela promoveram no sábado, 7, a Noite dos Trajes. Evento que ocorreu no salão da Sociedade Ginástica de Estrela (Soges), possibilitou a plateia uma imersão na cultura e uma viagem no tempo por meio de desfiles. Ao todo, mais de 50 dançarinos desfilaram com 260 trajes diferentes.
As roupas foram organizadas em três etapas, mostrando a evolução ao longo do tempo. A primeira parte do desfile apresentou trajes históricos, muitos com mais de sessenta anos desde a criação. Na segunda parte, foram exibidos modelos mais recentes que representavam as 14 categorias da cultura folclórica alemã. A terceira etapa trouxe muita emoção, especialmente para os dançarinos, que desfilaram com sete novos modelos de trajes.
De acordo com o coordenador dos grupos, Andréas Hamester, os modelos novos são resultados de um projeto iniciado em novembro de 2023. Para a produção destes, foram necessários 14 profissionais, entre costureiras, alfaiates e artesãos. Ao todo, foram quase 2 mil peças confeccionadas.
Para Bárbara Daviez Mallmann, coordenadora da categoria Pais, a noite teve um significado especial. “Além de festejar os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, também comemoramos os 60 anos dos grupos. Hoje a comunidade pode reviver momentos da cultura, da gastronomia e da história”, destacou.
Durante a noite, dançarinos dos grupos prepararam e venderam Bretzels, um tipo de pão levemente assado muito popular entre as populações de língua alemã. O dinheiro arrecadado com a venda dos pães e com as contribuições espontâneas para o evento, está sendo guardado para cobrir o custo do transporte até a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, onde o os grupos se apresentarão no dia 19 de outubro.