Uma nova ponte sobre o Rio Taquari, entre Lajeado e Estrela, pode custar cerca de R$ 100 milhões. A interrupção no sábado, 21, gerou reações imediatas de lideranças regionais. A obra na travessia bloqueia o trânsito no sentido capital-interior por até 120 dias.
O projeto de viabilidade técnica é orçado em R$ 750 mil. O governo de Lajeado vai realizar licitação para contratar a empresa responsável por esse estudo. Há possibilidade de incluir a obra no contrato com a CCR ViaSul.
Três pontos serão avaliados. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pode aportar recursos, a tarifa nas praças de pedágios ser reajustada, e o contrato com a concessionária prorrogado.
Os prefeito de Lajeado e Estrela, Marcelo Caumo e Elmar Schneider, repectivamente, e a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini, vão a Porto Alegre nesta quarta-feira, 25, para reunião com a CCR, onde o assunto vai ser pautado.
Também deve participar do encontro o titular da Secretária para Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen, para comprometer o governo federal com a demanda.