Jornal Nova Geração

ESTRELA

Novembro Azul alerta para o câncer

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata representa 29% dos diagnósticos da doença no Brasil, com uma estimativa de mais de 60 mil casos em 2020

Após quase dois anos de pandemia, período em que muitas pessoas deixaram de fazer exames de rotina, o Novembro Azul vem para reforçar os cuidados com a saúde do homem e incentivar a procura por exames que possam diagnosticar a doença precocemente.

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre o gênero masculino. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata representa 29% dos diagnósticos da doença no Brasil, com uma estimativa de mais de 60 mil casos em 2020.

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que no último ano houve uma queda de 33,5% nas consultas urológicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a coleta de Antígeno Prostático Específico (PSA) e biópsia de próstata tiveram queda de mais de 20%.

De acordo com o diretor técnico do Centro Regional de Oncologia (CRON) e médico oncologista, Hugo Schünemann, essa queda pode apontar aumento de casos nos meses seguintes, pois os homens estão voltando a buscar consultas médicas. “Nós estamos recebendo mais primeiras consultas, porque os urologistas estão começando a fazer mais diagnósticos e nos encaminhando para tratamento”, afirma.

Sinais como dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite ou aparição de sangue na urina são um alerta para que os sintomas sejam investigados pelo médico urologista. O recomendado é que homens acima dos 50 anos façam os exames preventivos com frequência.

O diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento. Cirurgia e radioterapia são os tratamentos mais comuns. Em casos mais avançados, quando o tumor se espalha para outras partes do corpo, recomenda-se quimioterapia.

Schünemann faz um alerta ipara que a discussão seja ampliada, visto que a maioria dos homens não faz tratamento e se afasta do cuidado com a saúde. “Durante o Novembro Azul deveria ser falado da saúde do homem de modo geral”, afirma.

Atualmente, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Lajeado, unidade que apoia todo o Vale do Taquari, faz acompanhamento de seis pacientes com câncer de próstata que são de Estrela.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: