Jornal Nova Geração

ESTRELA

Novo Código de Posturas prevê padronização das calçadas

Condições do calçamento em ruas do Centro são alvo de críticas. Município estuda modelo de parceria com moradores para manutenção e conserto

Clóvis Aurelio Faraco já morou e visitou diversas cidades do Brasil e do mundo e há dois anos reside no Centro de Estrela (Foto: Larissa Santos)

Em um trecho de 350 metros de uma das principais ruas do Centro, existem seis pontos que registram situações irregulares nas calçadas. Como consequência, há dificuldade no acesso de cadeirantes e de pais e responsáveis com carrinhos de bebê. São comuns relatos de pessoas que caíram e se machucaram com o desnível também. A administração municipal já elabora projeto de padronização no Código de Postura, a fim de evitar riscos e melhorar a qualidade das calçadas.

O aposentado Clóvis Aurélio Faraco, 70, já morou e visitou diversas cidades do Brasil e do mundo. Há dois anos reside no Centro e percebe que Estrela não evoluiu em algumas coisas. Nas mãos, observa imagens da Nova Zelândia, local que a filha mora e a conservação das calçadas é prioridade.

“Cabe aos proprietários dos imóveis cuidar das calçadas e mantê-las em condições e do poder público de fazer cobranças. Eu não vejo fiscalização. Temos que compreender que todos vivem no mesmo espaço e que precisamos facilitar seja no trânsito, na conservação das calçadas ou na questão do lixo”, afirma.

Código de Postura

Conforme o diretor de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Frederico Birkholz, existe uma proposta dentro do novo Código de Posturas, que trata da padronização das calçadas. O material utilizado seria bloco intertravado, que ajuda na permeabilidade do solo, e possui sinalização para pessoas com deficiência. Hoje as árvores também causam dificuldades.

“Queremos trabalhar em conjunto com o departamento de Meio Ambiente para que as raízes cresçam para baixo, sem obstruir e danificar as ruas, calçadas e edifícios. O projeto está em fase de finalização por parte do jurídico e, em breve, será encaminhado para apreciação da câmara de vereadores”, ressalta.

Planos de PPP

O secretário de Infraestrutura Urbana, Osmar Müller, afirma que o Executivo quer trabalhar em parceria público-privada. A ideia é que o proprietário do imóvel faça a compra do material padrão e o município execute a obra. “Queremos começar pelo Centro, nos espaços públicos, ao redor de praças e da prefeitura, e depois seguir”, conta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: