Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Novo prédio visa qualificar atendimento a Pessoas com Deficiência

Anexo funcionará como extensão da Emef Edgar da Rosa Cardoso. No local, equipe multidisciplinar poderá prestar serviço com mais privacidade e segurança

Investimento é de R$ 782 mil e foi possível por meio do Fundeb (Foto: Larissa Santos)

Está em fase de conclusão o novo prédio que servirá como uma extensão da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Edgar da Rosa Cardoso. O espaço será utilizado pela equipe multidisciplinar do Centro Municipal de Atendimento Especializado à Criança e Adolescente (C-MAE), que atenderá pelo menos 25 pessoas com deficiência. Expectativa é de entregar a obra durante outubro, mês de emancipação do município.

Conforme a secretária de Educação, Solange Inês Diedrich, a demanda de alunos que precisam de atendimento especializado aumentou nos últimos anos. Hoje, por exemplo, Fazenda Vilanova possui convênio com a Apae de Teutônia, que recebe sete alunos. “Por isso, foi pensado em oferecer um espaço com estrutura diferenciada. O C-MAE atua em uma sala improvisada e adaptada dentro da Emef. É um local limitado. Sabemos a importância da inclusão”, explica.

Só na Edgar da Rosa Cardoso, são 25 alunos que necessitam de auxílio especializado. Segundo a diretora, Jeani Stahl, no ano passado, observaram a necessidade de ampliar o número de turmas. “Assim como as pessoas com deficiência terão um local mais reservado com fonoaudióloga , psicóloga, assistente social e estimuladora precoce, o restante também terá um lugar mais acolhedor. O espaço ocupado hoje, pelo C-MAE, pode ser transformado em brinquedoteca ou sala de TV. Todos são beneficiados”, ressalta.

A construção, iniciada em novembro de 2021, está localizada na Avenida Rio Grande do Sul. O investimento é de R$ 782 mil do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: