A Nutritec assumiu as instalações da Agropan, no complexo do Porto de Estrela. O contrato passou a valer a partir da sexta-feira passada, 1º, e garante à empresa a locação pelo período de cinco anos e preferência de compra da estrutura. A Cooperativa Languiru estava como responsável pela área desde novembro de 2022, mas um ano depois o acordo foi anulado.
Os trabalhos de manutenção começaram na segunda-feira, 4, para viabilizar o recebimento de grãos da safra de verão, a partir de janeiro. A estrutura conta com dez silos verticais metálicos, um armazém graneleiro, dois secadores de grãos, balanças rodoviárias e prédios anexos para depósito de ensacados, insumos e grãos em geral.
Outro investimento da empresa em Estrela é a nova sede. Hoje a matriz fica em Lajeado, mas o projeto é que a Nutritec tenha sua base de trabalho na avenida Alcides Dall Orsoletta, no bairro Nova Morada. A inauguração está prevista para o primeiro semestre do ano que vem. A construção iniciou no fim de 2022 e contempla o prédio administrativo e o parque industrial para padronização de farinhas de origem animal.
Espaço estratégico
Para o poder público, a instalação representa a confiança da empresa no município, sobretudo na área portuária, onde a Nutritec já atua desde maio de 2021. “Isso mostra que estamos no caminho certo para um desenvolvimento ordenado e projetado”, destaca o secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Daniel da Silva.
Na avaliação da diretora administrativa da Empresa Pública de Logística (E-Log), Andressa Traesel, o empreendimento terá um espaço estratégico no aspecto logístico, próximo das principais rodovias da região. “Vivemos em um Vale com economia diversificada e o Porto de Estrela está em uma localização estratégica com facilidade de acesso à capital, ao interior, e à Serra”, menciona.
Utilização do Porto
Em dezembro do ano passado, a Nutritec garantiu a concessão dos 6,7 hectares da área do Porto de Estrela pelos próximos dez anos. A infraestrutura é composta por 28 silos e tem capacidade para armazenar cerca de 58,5 mil toneladas de grãos.