Jornal Nova Geração

DUPLICAÇÃO DA BR-386

Obras entre Lajeado e Estrela iniciam por construção de passarela

Cerimônia na manhã de hoje marca início dos trabalhos junto ao canteiro instalado pela Eurovias. Intenção da CCR ViaSul é entregar trecho de 5,1 quilômetros com capacidade ampliada até fevereiro de 2024. Primeiras intervenções se concentram nas imediações

Entrada do shopping virou um canteiro de obras devido a construção da nova passarela. Trata-se da primeira intervenção prevista no projeto. (Créditos: Mateus Souza)

Mais uma etapa importante dentro do processo de concessão da BR-386 terá início hoje. A CCR ViaSul dará a largada às obras de construção das faixas adicionais no trecho entre Lajeado e Estrela. Uma solenidade está prevista para as 10h30min, com a presença de representantes da concessionária, de órgãos federais e também de prefeitos dos dois municípios.

A cerimônia ocorre junto ao canteiro de obras instalado pela Eurovias, empresa terceirizada responsável pela obra, nas imediações da passarela próxima ao Shopping Lajeado, sentido interior-capital. As primeiras máquinas já começam a atuar no trecho, nas chamadas intervenções preparatórias.

As obras iniciariam em fevereiro deste ano. Pouco depois, foram adiadas para maio. Porém, a demora na aprovação do projeto executivo, por parte da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), empurrou o começo dos trabalhos para o segundo semestre. O prazo de conclusão segue previsto para fevereiro de 2024.

Serão construídas faixas adicionais em ambos os sentidos da rodovia, no trecho de 5,1 quilômetros, a partir do entroncamento com a ERS-130 até o trevo principal de acesso à Estrela. Além disso, estão previstas duas passarelas, melhorias em interseções e acessos, alargamento de pontes e viadutos e um novo trevo na ligação com a ERS-129. Toda a extensão também terá iluminação inteligente e barreiras na divisória entre as duas pistas.

O investimento total é de R$ 100 milhões. Conforme o coordenador de engenharia da CCR ViaSul, Fábio Hirsch, a obra vai trazer maior conforto e segurança numa região com tráfego intenso de veículos. Um exemplo são as remodelações nas faixas auxiliares existentes nas alças de entrada e saída da BR, que, segundo ele, permitirão melhor integração da cidade com a rodovia.

Cronograma e impactos

Segundo Hirsch, como o prazo de conclusão não foi alterado, a CCR trabalha para entregar até 50% das obras em fevereiro do próximo ano. As intervenções começam pelo trecho de Lajeado, entre os quilômetros 346 e 349. A obra do novo trevo de ligação à ERS-129, considerada a mais complexa, também inicia ainda em 2022.

O alargamento da ponte sobre o Rio Taquari, na divisa entre Lajeado e Estrela, também chama atenção. Os acostamentos existentes hoje serão transformados em novas pistas para a passagem de veículos. “E faremos uma estrutura por fora da ponte, de metal, para ser o novo passeio de pedestres”, explica.

Quanto ao impacto da obra na rotina da comunidade, Hirsch diz que é inevitável. Descarta que ocorrerão bloqueios totais na rodovia e reitera que a CCR trabalhará em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e os departamentos de Trânsito dos municípios para minimizar transtornos.

“Nossa agenda de intervenções será disponibilizada semanalmente, no sentido de informar o usuário para que ele se programe e faça um caminho interno ou utilize conexão que não passe por algum ponto com obra”, sintetiza.

Debate sobre ciclovia

O projeto das faixas adicionais foi anunciado pela CCR ViaSul ano passado. Desde então, são recorrentes
questionamentos sobre um espaço adequado aos ciclistas na rodovia. O Conselho Municipal do Turismo (Comtur) de Lajeado vai buscar, junto à concessionária, esclarecimentos sobre o tema.

“Tivemos reunião nesta semana do Comtur e decidimos convidar a CCR para uma conversa. Queremos ver como vai ficar a situação de quem transita de bicicleta pela rodovia. Tanto dos ciclistas de lazer quanto de quem usa a bicicleta como meio de locomoção ao trabalho”, comenta o presidente, Alício de Assunção.

Na reunião, o Comtur quer conhecer o projeto da terceira faixa e verificar se ainda existe a possibilidade de contemplar os ciclistas. “É uma obra que terá impacto no turismo regional e na circulação das pessoas e trabalhadores”, justifica.

Primeiros trabalhos

A primeira grande obra dentro do pacote de investimentos ao trecho é a construção da nova passarela nas imediações do Shopping Lajeado. Ontem, máquinas e trabalhadores da Eurovias faziam intervenções no local. A movimentação também causa transtornos no acesso ao centro comercial.

O superintendente do shopping Nelson Noschang entende que a visibilidade de quem trafega da rodovia e ingressa no local fica prejudicada. Sobretudo quando são pessoas de fora. “Os clientes internos estão a par da situação, mas muitos podem imaginar que estamos fechados devido às obras. Os tapumes estão ali por questão de segurança. É um mal necessário para uma melhoria”, salienta.

A tendência é de que a construção da passarela se estenda por até 60 dias, conforme Noschang. Até lá, a administração do shopping trabalhará para minimizar impactos negativos a clientes e lojistas. “Podemos ter um pequeno prejuízo, mas é uma coisa pontual. Trata-se de uma obra pública importante, que vai ficar bonita. Vamos sinalizar bem para facilitar”.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: