Jornal Nova Geração

CRISE NA LANGUIRU

Ocergs admite necessidade de órgão regulador com mais ingerência nas cooperativas

Enquanto o Banco Central exerce poder norteador nas cooperativas de crédito, as de produção possuem autonomia na gestão. Presidente Darci Hartmann concedeu entrevista no programa A Hora Bom Dia desta terça-feira, 7

Presidente Darci Hartmann (Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação)

O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do RS (Sisitema Ocergs), Darci Hartmann admite a necessidade de criar um órgão regulador com mais ingerência nas cooperativas. Enquanto o Banco Central exerce poder norteador nas cooperativas de crédito, as de produção possuem autonomia na gestão.

Em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, nesta terça-feira, 7, exemplifica que poderia ser desenvolvida uma cesta de indicadores para trabalhar a solvência, quando as organizações apresentarem dificuldade. “É um trabalho de médio a longo prazo que está sendo pensado. Não por causa da Languiru, mas porque precisamos avançar neste processo.”

Conforme Hartmann, o assunto é discutido com a Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), pois o caminho é criar uma regulação nacional, com normas para abranger todo o Brasil.

Quando perguntado sobre a possibilidade de mudança na gestão da Languiru, diz que a possibilidade existe, mas a Ocergs não pode interferir. “Tem mecanismos dentro dos estatutos que podem antecipar as eleições. Mas não somos nós que vamos tomar esta decisão e posição, porque isso é da autogestão de cada cooperativa.”

Ouça a entrevista na íntegra

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: