Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Oficina de música é porta de entrada para orientação social

Cras utiliza aulas como ferramenta de aproximação de crianças e adolescentes. Inscrições encerram nesta sexta-feira, 21

As inscrições para a oficina de música, oferecida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), encerram nesta sexta-feira, 21. O objetivo do Cras é abordar assuntos como sociedade, juventude e desenvolvimento por meio da música. Os responsáveis pelos interessados podem fazer a inscrição na Secretaria de Habitação e Assistência Social.

Durante as oficinas, os alunos aprendem a tocar percussão, violão, baixo, teclado, bateria e flauta, além da aula de canto. Inicialmente, estão sendo oferecidas 55 vagas. As aulas iniciam no dia 1° de fevereiro no Espaço Acolher e ocorrem de forma semanal.

A assistente social envolvida no projeto, Ana Paula Schwertner, explica que a oficina de música funciona como um instrumento para se aproximar das crianças e adolescentes. De acordo com ela, o Cras faz um trabalho de prevenção e por isso é importante ir além da música. “Essa atividade melhora a qualidade de vida da criança e fortalece os fortalece os vínculos com a família e a comunidade”, destaca.

As aulas serão ministradas pelo orientador social Julian Ferreira. Além do ensinamento sobre a música e instrumentos, ele ressalta que um de seus lemas em sala de aula é criar laços. “Se formos falar da questão técnica da música, constatamos que ela tem um poder muito grande de agir na vida de uma pessoa”. Ele relata que as crianças trazem assuntos do cotidiano para serem debatidos em grupo. A partir disso, a orientação social passa a ser feita em consonância com a aprendizagem da música.

Benefícios da música

O pequeno Manoel Paulo, de 8 anos, participa da oficina desde setembro de 2021. A mãe, Iara Locatelli, afirma que durante este período pôde perceber o desenvolvimento do filho em diversos aspectos. “A memória dele melhorou, ele era tímido e agora está menos envergonhado, além de ter melhorado a comunicação”, destaca.

Ela destaca que além destas vantagens, as aulas possibilitam uma atividade em turno inverso da escola. “Ele adora a oficina e quando chega em casa já fica contando os dias para a próxima aula”, relata.

Todas as crianças podem se inscrever na oficina, porém, a prioridade são para os beneficiários dos programas do governo federal, crianças a partir dos 7 anos, adolescentes, deficientes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: