Uma alteração nos subsídios ao transporte público promete tornar o serviço mais sustentável. Esta é a proposta que resulta de um estudo contratado pelo governo em setembro e que teve uma das indicações transformada em lei em outubro. Em contrapartida, a empresa que operar os ônibus urbanos no município deverá implementar tecnologias que beneficiem os usuários.
A empresa Stadtbus, de Santa Cruz do Sul, atua em Teutônia desde outubro de 2013, quando o resultado da licitação foi homologado. Na oportunidade, a concessão do serviço foi aprovada por 10 anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período, o que foi confirmado nessa terça-feira, 14.
O novo acordo prevê a adequação ao novo formato de subsídio, que será calculado a partir dos quilômetros rodados e passageiros transportados. A condição para a concessão dos valores será a implementação do sistema de GPS nos veículos e o desenvolvimento de um aplicativo que disponibilize informações em tempo real com relação à localização dos ônibus.
O diretor administrativo da empresa, Vanderlei Cassol, explica que o sistema será implementado em até 120 dias e que há um contato com o fornecedor para iniciar o serviço. “Serão instalados chips nos validadores de passagem, que fazem a conexão com o aplicativo e compartilham a localização dos ônibus com os passageiros”, diz.
Sistema de subsídios
A administração pretende manter os aportes para complementar os custos da empresa. De acordo com o secretário de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Pablo Chrestani, os pagamentos tem como objetivo manter o preço da passagem em um patamar razoável ao usuário. “Se não pagássemos os subsídios, a tarifa seria muito mais alta.” Ainda assim, os pagamentos ainda estavam abaixo da necessidade da concessionária.
Desde janeiro de 2023 a passagem custa R$ 5 aos passageiros. Sem o subsídio, a tarifa poderia chegar a quase R$ 8,50. O sistema de aportes iniciou em maio de 2021, com pagamentos mensais de R$ 7 mil. O último reajuste ocorreu em abril deste ano e aumentou o repasse para R$ 15 mil. Em setembro, foram destinados R$ 50 mil à Stadtbus para cobrir custos dos últimos 45 dias do contrato.
Objetivos da mudança
Chrestani aponta como um dos principais desafios, a partir do novo contrato, tornar o transporte mais atraente aos passageiros. “Sobre o aplicativo, ele mostrará o ônibus em tempo real, onde ele está e quanto tempo ele levará para chegar em certo ponto. Assim, a pessoa poderá se programar melhor com suas tarefas e saberá exatamente o horário que o ônibus vai passar.”
Cerca de um terço dos usuários de ônibus têm gratuidade, outro entrave à sustentabilidade do sistema. No mês de outubro, cerca de 15 mil pessoas utilizaram o transporte público no município. Os ônibus urbanos operam com uma linha circular, entre os bairros Teutônia e Canabarro, de segunda a sábado.