Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Os monumentos de Estrela

Conhecê-los é uma forma de estarmos mais próximos das coisas da nossa terra

Cada um, a seu tempo, retrata um período da nossa história enquanto comunidade unida por laços culturais herdados dos nossos antepassados.
Os monumentos que nos acostumamos a ver todos os dias, mas que na maioria das vezes, nem mesmo nos damos conta de sua importância.

Conhecê-los é uma forma de estarmos mais próximos das coisas da nossa terra. Sempre prontos a explicar aos visitantes detalhes da nossa riqueza cultural e afetiva. Foto de turistas de Rio Grande na Praça Menna Barreto de Estrela.


Estátua de Antônio Vitor de Sampaio Menna Barreto

Nome da praça principal de Estrela, defronte à Igreja Matriz Santo Antônio e à Prefeitura Municipal. Em solenidade realizada em 1988 foi inaugurado o monumento em sua homenagem. A estátua foi confeccionada pelos artistas Wik e Branca Sulzbach.

O homenageado era militar e foi o fundador da cidade de Estrela. Nascido em 1825 e falecido em 1891 em Porto Alegre.

Organizador da Vila (atual Centro de Estrela), doou áreas de terras para a construção da Igreja Santo Antônio, praça e cemitério. Foi proprietário do Vapor Estrela.


O chafariz da Praça

Em 1962 a Cervejaria Polar recebeu do município de Estrela a Escadaria do Ziguezague, que dava acesso ao Rio Taquari, área onde construiu diversos prédios ampliando a sua unidade fabril.

Em troca do Ziguezague, a Polar se comprometeu em doar ao município um chafariz para a Praça Menna Barreto, promessa que só se confirmou em 1966 nas comemorações dos 90 anos de Estrela, quando foi inaugurado. O diretor da cervejaria era Arnaldo José Diel (foto).

Não se tem conhecimento, até a presente data, sobre a origem do lindo monumento que encanta os visitantes de nossa cidade.


Imigração Alemã para o Rio Grande do Sul

Na Praça Menna Barreto, em Estrela, há um obelisco comemorativo ao Centenário da Imigração Alemã que foi festejado em 25 de julho de 1924.

Na oportunidade foi proferido um discurso emocionado pelo professor de educação física, Leo Joas, que afirmou na oportunidade: “Casas acolhedoras, igrejas majestosas, escolas e clubes de recreação, terras plantadas, grandes casas comerciais e escritórios, chaminés de fábricas expelindo fumaça, estes todos são testemunhos do esforço, realização e da capacidade alemã”.

Leo Joas (foto), nasceu em Walkertshofen na Baviera, Alemanha em 1895. Veio para Estrela em 1923 onde faleceu em 1949.


Municípios emancipados de Estrela

Monumento na Praça Menna Barreto em homenagem a Lajeado, Encantado e Arroio do Meio, que integravam o território de Estrela, em 20 de maio de 1876, quando nosso município conquistou a emancipação político administrativa.

O monumento foi inaugurado em 20 de maio de 1951, data do jubileu de diamante de Estrela (75 anos), com a presença do Governador Ernesto Dorneles e prefeitos dos municípios homenageados. Na foto o então prefeito de Estrela, Oscar Leopoldo Kasper.


Sesquicentenário da Revolução Farroupilha

Marco comemorativo do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha – 20 de setembro – 1835-1985, na Praça Menna Barreto em Estrela.

Na parte frontal do monumento, numa pedra em forma geométrica do Rio Grande do Sul, há a inscrição: “A luta pela terra, a vida pelos ideais farroupilhas”! Autoria de Jocemir Moreira dos Santos.

A revolta ocorrida no Rio Grande do Sul iniciou em 1835 e terminou em 1845 por um tratado de paz estabelecido entre os revoltosos e Duque de Caxias representando o Império do Brasil.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: