Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Paixão de Cristo espera cerca de 12 mil pessoas neste final de semana

Primeira apresentação, que ocorreria nesta sexta-feira, foi transferida ao sábado, 1º de abril. Mais de cem pessoas participam da organização

No ano passado, em retomada após a pandemia, espetáculo atraiu cerca de 10 mil pessoas nas duas noites de apresentação (Foto: Marcelo Grisa)

O Convento São Boaventura, no bairro Daltro Filho, é palco da maior peça de teatro a céu aberto do Vale do Taquari. A prefeitura de Imigrante estima que cerca de 12 mil pessoas estarão nas redondezas da antiga construção para ver a Paixão de Cristo, que é encenada desde 2006 na cidade.

O espetáculo teve uma recente mudança de datas. As apresentações ocorrem no sábado, 1º, e domingo, 2. O evento começaria nesta sexta-feira, 31, mas foi transferido devido à previsão de chuva para o dia.

As arquibancadas têm capacidade para 4 mil pessoas. Por isso, recomenda-se que os visitantes levem cadeiras. “Teremos orientação para o estacionamento, bem como bebidas e lanches no local, então podem vir todos com tranquilidade”, lembra o secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Charles Porsche. Ele e o prefeito Germano Stevens falaram sobre a 17ª edição em entrevista à Rádio A Hora 102.9.

Em 2022, apenas na noite de sábado, foram 7 mil pessoas que lotaram as imediações da antiga construção. Para o prefeito, o reconhecimento ao evento obriga o município a melhorar sempre. “Além de melhorar a internet por aqui, sempre temos a intenção de entregar algo com mais recursos”, aponta Stevens.

O secretário destaca que o acesso é gratuito. Os custos são arcados via Lei de incentivo à Cultura (LIC), prefeitura e empresas patrocinadoras. “Nós podemos ter essa estrutura profissional, à altura deste evento, graças ao apoio dessas organizações que enxergam o potencial transformador da cultura”, ressalta Porsche.

Preparação técnica

O palco a céu aberto é um diferencial da Paixão de Cristo de Imigrante. O formato e a acústica do espaço fazem com que toda a peça seja dublada, para não forçar a voz dos atores nas noites de apresentação. Além disso, a estrutura conta com mais de 400 pontos de iluminação.

O trabalho começou desde o ano passado, com a nova versão do texto por Capalonga, com seleção de cenas e temas inseridos diferentes a cada ano. Nas últimas semanas, os ensaios chegaram a ocorrer três vezes por semana, para que tudo seja revisado com pelo menos uma semana de antecedência ao espetáculo.

O grupo de teatro da cidade, que hoje tem cerca de 60 pessoas, surgiu quando o espetáculo foi criado. Ao longo do ano, os atores da Paixão passam por aulas de teatro para que possam constantemente melhorar a apresentação. “Eles começaram como amadores, mas hoje eles respiram esse evento e têm experiência”, aponta Porsche.

Se houver chuva no momento da apresentação, será possível a transferência do evento. Caso necessário, o elenco será consultado sobre a possibilidade de nova data. Entretanto, não há previsão de chuva para a noite de sexta, nem para o sábado. Nesta sexta, Imigrante até pode ver chuvas, mas apenas entre a manhã e o começo da tarde. No sábado, espera-se tempo aberto com temperatura amena.

Acolhimento aos visitantes

Oscar e Clari Thomé são vizinhos do espetáculo. Há muitos anos, moram em frente ao Convento São Boaventura. O casal consegue ver o espetáculo inteiro de dentro de casa.

Oscar aponta que é mais confortável dessa forma, enquanto sua esposa afirma que o espetáculo se torna um momento de união da família. “Vem os nossos filhos e parentes todos nos visitar. Assim podemos ver a Paixão de Cristo e aproveitar um lanche bom. Uma pizza, por exemplo.”

Os Thomé liberam o seu quintal para que mais pessoas possam estar próximas do espetáculo em suas cadeiras. “E nunca deu problema. As pessoas sempre respeitam, por isso que abrimos nossa casa com tranquilidade”, diz Clari.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: