Tradicional em eventos que reúnem fãs de carros e motos, novos e antigos, a região sedia um dos maiores encontros do estado. Durante dois fins de semana, cerca de 10 mil motociclistas devem passar pelo Pavilhão Multiuso do Centro Administrativo de Teutônia, para a 5ª edição do Teutônia Moto Fest – a programação iniciou no dia 17 e termina neste domingo, 25.
Somente nos primeiros dois dias, a estimativa é que mais de 10 mil pessoas tenham participado do evento. A organização, para que o encontro ocorra em dois fins de semana pela primeira vez, exigiu que a comissão se mobilizasse de forma mais intensa. “Aumentamos o número de atrações e demos oportunidade para as bandas locais, que são mais da metade das 15”, comenta Cristiano Neguer, integrante da comissão.
O fator climático foi determinante para que a programação tivesse sucesso de público. “A avaliação é muito positiva, já que o público pode participar da melhor forma, sem chuva. Muitos vieram de longe, de moto, e se o tempo está ruim, acabam não vindo”, pondera.
Outro protagonista do encontro é o rock’n’roll, característico em eventos do gênero. As 15 bandas participantes são do estilo, que faz parte da personalidade atrelada ao gosto pelas motocicletas. Além das atrações musicais, o espaço foi preparado com brinquedos, praça de alimentação, feira do motociclista e área de camping.
O evento conta com um selo que proíbe a chamada “zoeira”, que Neguer explica. “É proibido empinar, fazer o chamado borrachão, enfim qualquer manobra, assim como os sons do corte de giro das motocicletas. Nada disso é permitido na área do evento, é um local para o público poder curtir com os amigos, bater papo”, diz.
Oportunidade de celebração
Outro fator que aproxima entusiastas do motociclismo, a afinidade por modelos específicos faz com que grupos temáticos sejam formados. É o caso dos fãs do modelo GSX 750, da japonesa Suzuki, que aproveitaram o Teutônia Moto Fest para fazer o 5º encontro da chamada Irmandade Gaúcha, mas que conta com representantes de vários locais do Brasil.
O presidente do grupo, Marcelo Brígido, conta que o número de integrantes aumentou a partir de 2019, quando ocorreu o primeiro encontro, em Picada Café. Cerca de 60 motos estiveram na mobilização que teve a concentração junto a ponte seca, em Lajeado, e partiu em comboio até Teutônia. Destes, 14 passaram a noite no ambiente reservado para acampamentos. “São pessoas da Serra Gaúcha, Região Metropolitana e Vale do Taquari”, pontua.
Brígido explica, ainda, que apesar do visual imponente, as motocicletas não têm a característica de grandes velocidades. “O objetivo é o conforto, poder curtir a viagem e voltar em segurança para casa. E muitas famílias participam do grupo, mesmo que não tenham mais as motos.” O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de veículos do modelo registrados, conforme o representante do grupo.
Programação
24 de fevereiro | sábado
18h – Herbie Maluco
19h – Classic Riders
21h – Arte e Equilíbrio
22h – Só Creedence
00h – DJ Maurinho
25 de fevereiro | domingo
8h – Recepção
10h – Abertura da feira
12h – Almoço
14h – Acústico Mescla
16h – R88 Rock Band
18h – Arte e Equilíbrio
19h – Herbie Maluco
20h – Banda Rosa’s
22h – Encerramento