Jornal Nova Geração

Pandemia x Eleições 2020

Maria Angélica na última eleição presidencial, em 2018

VALE DO TAQUARI – A realização das Eleições Municipais de 2020 em meio à pandemia do coronavírus irá contar com uma série de mudanças nos protocolos a fim de garantir a segurança sanitária de eleitores e mesários, pois a preocupação é evitar as chances de contaminação.

Por conta disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com diversas instituições de saúde, elaborou um plano de segurança sanitária, que apresenta medidas específicas a serem adotadas nos municípios.

Na hora da votação

– Não haverá biometria;
– O eleitor apresentará seu documento ao mesário (que não vai manusear a documentação) e assinará a lista de votação, com uma caneta própria que trouxe de casa.
– Em seguida, higieniza as mãos com álcool e se dirige à urna para votar. Após esta etapa, higieniza novamente as mãos com álcool. “Haverá também uma guia plástica para servir de apoio, que será higienizado após cada assinatura no caderno de votação”, acrescenta o chefe do Cartório da 21ª Zona Eleitoral, Sandro Saralegui Ferrari.
– Mas o cuidado maior que o eleitor deve tomar é em comparecer ao local de votação utilizando máscara. Ele não será autorizado a ingressar na seção se não estiver utilizando a proteção.

 

VOTO JUSTIFICADO

Para justificar o voto, não é preciso sair de casa. Há as seguintes alternativas, a depender da situação:
1) Eleitor que está fora de seu domicílio eleitoral (visitando outra cidade): deve baixar o aplicativo E-título para seu celular e fazer a justificativa no próprio aparelho. A geolocalização do aparelho servirá para comprovar que aquele eleitor não se encontra em sua cidade. Haverá uma opção específica no aplicativo para registrar a justificativa.
2) Se o eleitor estiver doente, com sintomas de Covid-19, pertencer ao grupo de risco ou possuir outro impedimento para votar, deve em até 60 dias, após o dia 15 de novembro, enviar seu pedido pelo site do TSE. (https://www.tse.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral/justificativa-eleitoral).
3) Se o eleitor estiver fora de seu domicílio eleitoral e não possuir smartphone poderá comparecer a qualquer local de votação e preencher formulário de justificativa no dia 15 de novembro, durante o horário de votação.

20 anos como mesária: “Ser mesário é ser voluntário da democracia”

Maria Angélica Hartmann Graff é psicóloga, tem 48 anos, e é mesária voluntária há 20 anos. Neste ano, mesmo com a pandemia, não abandonou o pleito. “O cartório me convoca, mas porque é protocolo, mas eles sabem que podem contar comigo. É uma coisa que gosto muito, de receber as pessoas e atender”, afirma.
Neste ano, ela atuará na sessão 16 e destaca que está tranquila quanto à situação sanitária. “Acho que não dá para ter medo, pois estamos neste sufoco desde março, sabemos todos os cuidados que precisamos ter, sabemos que ainda estamos em zona laranja, mas o Cartório toma todos os cuidados e somos bem orientados”, comenta.
“Ser mesária é uma paixão à parte. As pessoas que votam na sessão nos reconhecem. Brincam: tu não desiste? De novo? Sim. Sou mesária. Adoro ver as pessoas exercendo seu direito de escolha. Adoro ver que estão bem. O dia da eleição é tão importante para os cidadãos que é preciso estar lá para auxiliar neste processo. E ser mesário é ser voluntário da democracia. Acho que sou uma das mesárias com mais tempo de atuação ininterrupta no município, vou para o Guinness Book”, brinca.

E os mesários?

– É obrigatório o uso das viseiras plásticas (face shields) durante todo o processo de votação, além das máscaras, que devem ser substituídas a cada quatro horas;
– Uso individual do álcool em gel para higienização das mãos;
– A urna eletrônica não deverá ser higienizada pelos mesários, apenas pelos técnicos designados pelos TREs e cartórios eleitorais;
– Distanciamento mínimo de um metro entre mesários e eleitores, que será demarcado com fitas adesivas no chão.

HORÁRIO ESPECIAL

O horário de votação para eleitores idosos é das 7h às 10h. Durante este período, os
eleitores idosos terão preferência absoluta para votar. O horário geral da votação é das 7h às 17h.

SITUAÇÃO ELEITORAL

O aplicativo E-título também pode ser utilizado para consultar a situação eleitoral, verificar o número da seção e a sua localização (há um mapa indicando onde votar). “O aplicativo supre a necessidade de guardar os comprovantes de votação que são normalmente conservados após a eleição. Aliás, a menos que o eleitor necessite apresentar em algum órgão público o comprovante de votação, recomenda-se que sequer o recolha após ter votado. Desta forma, elimina-se o contato físico e a possibilidade de contaminação”, destaca Ferrari.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: