Em uma iniciativa de conservar nascentes de propriedades da bacia do Rio Taquari/Antes que abastecem o município, a administração municipal criou o programa Águas para o Futuro. A proposta é uma parceria entre Executivo, Emater de Bom Retiro do Sul e Ministério Público de Estrela. Entre as ações, também está prevista a recuperação das matas ciliares.
O secretário de Administração e Planejamento, Carlos Henrique Dullius, explica que parte do projeto é fazer um mapeamento de todas as fontes e um muro de proteção em volta das nascentes. Na avaliação dele, além da recuperação dos recursos hídricos, as ações são estratégicas para preservar a biodiversidade, proteger o solo e garantir o direito de acesso à água para a população.
“Dentro do cenário atual, é uma alternativa inteligente e de cunho preventivo, com potencial para minimizar os problemas com a falta de água potável na zona urbana e também nas propriedades rurais. A Emater de Bom Retiro do Sul já domina alguns casos, também no replantio das matas ciliares, vegetação que fica às margens do rio”, esclarece Dullius.
A classificação de mananciais em atmosféricas, superficiais e subterrâneas faz parte do projeto, assim como as formas de captação da água. O extensionista da Emater, Diego Oliveira, destaca que o trabalho é feito tanto na zona urbana, como nas localidades do interior. Após o levantamento das nascentes, o objetivo é fazer georreferenciamento para que esses pontos não deixem de receber cuidados no futuro.
A partir da identificação, a população que possuir fontes de água em suas propriedades fica responsável por proteger de acordo com a legislação, como forma de garantir que fatores externos não contaminem o líquido. “Vamos divulgar para que os produtores tenham o interesse de proteger esses locais. O cercamento é feito de acordo com a localização”, afirma Diego.
Educação ambiental
Conscientização sobre o uso da água e conservação das nascentes, além das iniciativas apresentadas, também é um tema abordado nas escolas. O propósito é estender os conhecimentos a toda comunidade de Bom Retiro do Sul. “Esse compromisso que assumimos com estes cuidados é global, por isso uma das iniciativas é a palestra aberta ao público”, afirma Dullius.
O extensionista da Emater também destaca que são previstas ações com os alunos da rede municipal de ensino. “Queremos levar esses conhecimentos para as gerações e fazer com que mais pessoas conheçam esse projeto. Pode ser que outros municípios se interessem e apliquem essa iniciativa”, conclui Diego.
Lançamento do projeto
A divulgação das ações previstas para o programa ocorreu na câmara de vereadores. O momento contou com participações de especialistas em proteção do meio ambiente e recursos hídricos. Doutora de Direito e professora na Univates, Luciana Turatti palestrou sobre o direito de acesso à água. O promotor de Justiça de Porto Alegre, Eduardo Coral Viegas discorreu sobre a visão jurídica da água.