A Junta de Justiça Desportiva da Aslivata divulgou parecer na tarde desta segunda-feira, 19, a respeito dos protestos do Sete de Setembro, de Capitão, e Estudiantes, de Lajeado. Finalistas do Regional, as equipes recorreram contra decisão da entidade de eliminá-las e não declarar um campeão depois de uma confusão generalizada no confronto decisivo, disputado em 27 de novembro. O documento manteve a posição inicial. Portanto, a 23° Copa Certel Sicredi não terá, de fato, um vencedor. Ainda cabe recurso.
Em relação ao Sete de Setembro, a Junta entendeu que as imagens divulgadas em redes sociais e repercutidas, inclusive, pelo país exemplificam uma “negligência da sociedade esportiva em não colocar segurança”. “O atleta Gilberto Santo Souza de Souza Junior deverá ser aumentada para um ano de suspensão, por ter se envolvido em briga com o equipe adversária. Precisamos lembrar que os atletas que estão na arena são formadores de animosidade e podem sim, incitar a violência”, afirma outro trecho.
Sobre o Estudiantes, o documento rechaça o argumento de que os torcedores invadiram o campo para defender os jogadores da equipe. Segundo o texto, há indícios de uma ação orquestrada com o intuito “claro” de agredir a arbitragem. Também houve críticas a presença de membros não-torcedores do time lajeadense.
Confira os documentos na íntegra
PARECER DA JUNTA DE JUSTIÇA DESPORTIVA SETE DE CAPITAO
PARECER DA JUNTA DE JUSTIÇA DESPORTIVA SETE DE CAPITAO X ESTUDIANTES PROTESTO DO ESTUDIANTES