Jornal Nova Geração

ESTRELA

Paróquia Santo Antônio recebe fragmento do padroeiro

Objeto deve chegar ao santuário em outubro. Anúncio foi feito nessa quinta-feira em missa

Padre Gabriel Zucki Bagatini ao lado da imagem de Santo Antônio. (Crédito da imagem: Daniély Schwambach)

Na noite desta quinta-feira, 13, a Paróquia Santo Antônio de Estrela esteve em completa atmosfera de devoção ao seu padroeiro. Durante a cerimônia, regida pelo Padre Gabriel Zucki Bagatini em companhia do Bispo diocesano Dom Carlos Rômulo Gonçalves, a comunidade recebeu de braços abertos a notícia que emocionou dezenas de fiéis: em outubro, a matriz receberá um fragmento do Santo.

O processo canônico para obter a relíquia sagrada, teve início em janeiro deste ano, com uma carta enviada ao reitor do Santuário de Pádua, Itália, onde Santo Antônio está sepultado. A mensagem escrita em conjunto pelo Padre Gabriel e Bispo Dom Carlos, revelava alguns argumentos do porquê deste item ser tão importante para nossa cidade e região. Entre as afirmativas, as enchentes que o Vale vem enfrentando, os 150 anos da igreja e a rota de peregrinação que a localização oferece, sendo relacionado ao Cristo Protetor de Encantado.

Padre Gabriel Zucki Bagatini conta que, para receber a relíquia, a matriz está passando por reformas internas, com o objetivo de montar um lugar onde os discípulos possam expressar a fé pela imagem. “O recebimento do artefato nos proporciona um momento de esperança, de saber que o nosso Santo padroeiro não está longe de nós”. O item chegará oficialmente no dia 13 de outubro, neste mesmo dia, será feito uma missa solene, onde os autores da carta com o pedido, vão introduzir a relíquia ao local reservado, dentro do santuário.

Saiba mais

No início das igrejas, os fiéis tinham a tradição de construir as catedrais e altares sob os ossos dos Santos falecidos, com a superstição de que seria ali o local onde a fé nasce. Dentro do catolicismo, as relíquias são classificadas como de primeiro grau (parte do corpo), de segundo grau (objetos de uso pessoal do Santo) ou de terceiro grau (quando se trata de um objeto que eventualmente tenha tocado o corpo do Santo).

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: