Considerado um dos maiores eventos de Colinas, a programação da Páscoa Encantada atraiu milhares de pessoas ao município durante o mês de março. Ao longo de 29 dias, os desfiles temáticos pelas principais ruas da cidade, peças teatrais, atividades lúdicas e as ornamentações, que são produzidas pela própria comunidade, cativaram o público.
A Páscoa de Colinas se consolidou como uma referência na região. Segundo estimativa do governo municipal, mais de 50 mil pessoas visitaram a cidade. Mesmo que as atividades tenham chegado ao fim, o município ainda recebe o público, entre adultos e crianças, que buscam aproveitar a decoração, considerada o maior destaque da programação.
Secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Edelbert Jasper, comenta que o sucesso do evento marca a retomada da movimentação na cidade após as cheias históricas. “A Páscoa e a programação desenvolvida demonstram um recomeço a Colinas. Também contabilizamos um fim de semana com mais de 20 mil pessoas”, comemora.
Jasper destaca o serviço feito pelos diversos setores do município para o funcionamento da programação, desde as Secretarias envolvidas na organização, até os voluntários responsáveis pela colocação dos itens decorativos nas praças e nas ruas. Além da ornamentação, também ocorreram atividades relacionadas à oficina de culinária, pintura de ovos de Páscoa, maquiagem artística nas crianças, contação de histórias e Caça ao Ninho.
“Mesmo com a programação encerrada no sábado, tivemos mais de 3 mil pessoas visitando Colinas no dia seguinte. Também recebemos muitas pessoas durante as semanas, que vinham em excursões, para visita guiada”, relata o secretário. De acordo a estimativa feita pela pasta, cerca de R$ 2 milhões devem ter sido movimentados no comércio da cidade.
Páscoa Encantada em números
- Cerca 50 mil visitantes
- 4.170 cestas encontradas na Caça ao Ninho
- 29 dias de programação
- 15 pessoas envolvidas na organização
Guardar para a próxima edição
Responsável pela customização dos coelhos que tomam conta das ruas da cidade, a primeira-dama Ivanete Herrmann comenta sobre a importância da ornamentação. “A programação de Páscoa iniciou assim e aos poucos outras atividades foram sendo agregadas. A decoração lúdica atrai muitas famílias. Com a continuação das visitas após o encerramento do evento, percebemos que o trabalho feito pela comunidade é um dos grandes destaques.”
Os materiais são revisados anualmente para que possam ser reutilizados. Para armazenagem, são utilizados dois contêineres. Os itens são reformados no ano seguinte e o grupo, de aproximadamente 15 pessoas, se reúne para colocação dos coelhos nos principais pontos de visitação.