Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Pastor Ademar Giese e os 150 Anos Comunidade Luterana de Estrela

Somos gratos a Deus pela comemoração dos 150 anos de Comunidade. Mas não estamos com a missão cumprida

A vinda de imigrantes europeus para o Brasil no Século XVIII mudou a dinâmica de desenvolvimento do país. A mão de obra europeia veio substituir a mão de obra escrava. Até então, somente a religião católica tinha reconhecimento pelo estado brasileiro. Junto com os imigrantes vieram pessoas de confissão evangélica luterana. Essas famílias tinham o propósito de preservar sua religiosidade.

Foi então que, mesmo sem o reconhecimento do estado, organizaram Comunidades Evangélicas Luteranas nas localidades onde foram fixando residência. Foi assim que, em primeiro de maio de 1873, surgiu a Comunidade Evangélica de Estrela.

Além de seu objetivo na celebração da fé pela Palavra de Deus, ela também tinha uma visão mais holística para melhorar a qualidade de vida das famílias que aqui chegaram. Com muito empenho, essa comunidade planejou e pôs em prática a criação de uma escola, a fim de que os filhos e filhas pudessem aprender a ler, escrever e fazer contas. Outra preocupação sempre foi com a saúde das pessoas.

Com isso, houve o engajamento juntamente com outras entidades e toda a população para instalar um hospital em Estrela. Somos gratos a Deus pela comemoração dos 150 anos de Comunidade. Mas não estamos com a missão cumprida.

A Palavra de Deus nos desafia a cada dia no intuito de levar o amor de Deus às pessoas. Como comunidade de Jesus Cristo não podemos ficar alheios aos desafios da sociedade, mas sim testemunhar sempre o amor de Deus.


Comunidade Luterana de Estrela foi fundada em 1º de maio de 1873

Ainda no ano de 1856, ano da chegada dos primeiros imigrantes ao município, foi batizada a primeira criança evangélica luterana e apenas sete anos depois, constitui-se a Comunidade Evangélica de Novo Paraíso.

Já a Comunidade de Estrela foi fundada em 01 de maio de 1873 pelo Pastor F. Hauser. No ano seguinte foi edificado o primeiro templo evangélico em Estrela.

Os evangélicos luteranos se preocupavam não somente com sua vida religiosa, mas também com a educação de seus filhos. Por isso, ao lado da igreja em 1904 foi fundada a escola paroquial, onde o próprio pastor era também o professor.


A Igreja Luterana construída em 1926

Outra data inesquecível desta bela história foi a consagração do segundo templo construído que substituiu o anterior de 1874.

No dia 5 de dezembro de 1926, a nova igreja teve suas portas abertas para a comunidade ao som do coro de trombones que tocava do alto da torre: “Alma bendize o Senhor poderoso da glória”. Este templo serviu à comunidade até por 44 anos, quando foi consagrado o templo atual.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: