Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Peça teatral sobre a chegada de imigrantes alemães volta ao palco

Diante do sucesso, espetáculo “Tempo de Esperança” será novamente apresentado no Centro Cultural Celso Brönstrup. Ingressos são disponibilizados mediante doação de um quilo de alimento não perecível

Diante do sucesso, chegada dos colonizadores em Estrela será reapresentada. (Crédito da imagem: Karine Pinheiro).

Com casa lotada e enredo que emocionou o público, o espetáculo “Tempo de Esperança”, dirigido por Pablo Capalonga, retratou a chegada dos imigrantes alemães. Diante do sucesso e presença de quase 500 pessoas no mês de março, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Setcel) confirmou a volta do espetáculo. A apresentação ocorre no dia 8 de maio, às 20h, no Centro Cultural Celso Brönstrup.

Os ingressos são disponibilizados de forma antecipada e podem ser retirados na Casa de Cultura e na recepção da prefeitura mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível. Como forma de valorizar os artistas do município, a encenação conta com a participação de atores da comunidade, dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs e do Cantantes Grupo Vocal.

Com a presença em palco de diversos artistas e pessoas da comunidade local, o espetáculo traz um misto de comédia, drama, sotaques, dialeto, dança e canto com resgate histórico, cultural e social. O objetivo é promover uma imersão do público ao unir tradição, religiosidade e cultura sob a ótica das origens alemãs no município.

“No enredo acontece uma tragédia na Picada, uma enxurrada que impacta na produção rural. Com a solidariedade das pessoas próximas, é possível resolver essa situação. Vivemos episódios muito duros em relação a isso. Busquei trazer essa narrativa dentro do espetáculo para que as pessoas percebam que o apoio visto na peça ainda existe e é cultural”, afirma o diretor Pablo Capalonga.

Ao mesmo tempo em que desperta gargalhadas, a peça causa emoções ao detalhar um passado sofrido pelos colonizadores. A encenação cultural e religiosa fechou a programação da programação de Páscoa de 2024. São mais de 50 pessoas envolvidas na produção cultural. Além disso, a equipe do Barracão de Estrela é responsável pela montagem do cenário.
Coordenadora de Cultura de Estrela, Sandra Ahlert explica que a peça foi idealizada com o propósito valorizar as tradições germânicas.

“Trouxemos simbologia na história. Tivemos dramaturgia, canto e dança. Percebemos que esses movimentos mexeram com a comunidade, e por isso, tivemos muitos pedidos para que fosse reapresentado”, destaca. Ela aponta que muitas pessoas se identificaram com a peça.
O espetáculo “Tempo de Esperança” faz parte da programação alusiva aos 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil. Em maio, a peça também fará referência ao aniversário de 148 anos de Estrela, celebrado em 20 de maio.

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: