“Estamos a cada dia comemorando uma redução”, afirma o presidente da Cooperativa Certel, Erineo Hennemann. Na noite de sexta-feira, 10, eram 2 mil associados ainda sem energia elétrica após a cheia no Vale do Taquari.
No início da semana eram 42 mil cliente sem luz. “Essa evolução passa pelo comprometimento das pessoas, mesmo com a exaustão, o coração fala mais alto”, destaca. De acordo com Hennemann, as equipes de trabalho estiveram na rua até as 22h da noite de ontem e voltaram ao trabalho na manhã deste sábado, 11. “Entendemos o prejuízo para as pessoas que estão sem energia”.
De acordo com o presidente da Certel, a maior dificuldade está no restabelecimento de energia elétrica nos municípios de Pouso Novo, onde os acessos estão prejudicados, Marques de Souza, que possui 800 associados sem energia, e Boqueirão do Leão.
A ideia é que o serviço seja normalizado até o início da próxima semana. “Nosso foco é ligar o último associado”, garante Hennemann. O presidente da cooperativa ainda diz que as equipes recebem muita ajuda da comunidade, que auxilia na abertura de estradas com tratores, por exemplo.