Jornal Nova Geração

Pista da BR-386 será liberada na terça

ESTRELA – Na terça-feira, dia 13, completa um mês do acidente ocorrido na Ponte do Arroio Boa Vista, na BR-386, em Estrela. Na ocasião, o bitrem carregado com diesel, que seguia no sentido capital/interior, explodiu e o condutor faleceu. Devido às consequências do incêndio, as pistas foram bloqueadas. Uma delas será liberada na terça-feira para todos os veículos e, a outra, a mais afetada, tem previsão de liberação no mês que vem.

A CCR recebeu, recentemente, os laudos da engenharia especializada e os serviços, na ponte bloqueada, podem ser finalizados até dia 10 de maio, já que a estrutura precisará de menor quantidade de intervenções do que anteriormente estimado. Assim, o período de trabalhos deve levar cerca de 32 dias para conclusão. A ponte da pista Sul (interior/capital), que será totalmente liberada na terça, segue em obras para recuperação e reforço da travessa e tabuleiro. Veículos leves e comerciais (caminhões e ônibus), com operação ainda no sistema de mão simples/única, poderão passar pelo local.

Investigação

O delegado Juliano Stobbe cita que ainda não recebeu o resultado dos laudos do IGP e da CCR, apenas o da PRF e respostas dos questionamentos feitos à empresa onde trabalhava o motorista. “Acho difícil conseguir indiciar a empresa por homicídio culposo em razão da morte do motorista, que era o único fato que podia ocorrer. A tese, até agora, é de que foi realmente acidente.”
O que se sabe até o momento:
– O veículo estava a cerca de 59 km/h no momento do acidente e não passou de 90km/h desde que saiu de Canoas;
– Os tanques eram de 2020 e o caminhão de 2018: novos e revisados
– A carga estava dentro da capacidade normal.

Comércio de Estrela vende mais

A situação da ponte não trouxe apenas situações complicadas para o trânsito. Alguns empresários de Estrela, por exemplo, notaram aumento no faturamento, já que o congestionamento desanima a ida para Lajeado. “Apesar do momento complicado que o comércio atravessa, nós da Loja Popular podemos afirmar que o acidente na ponte despertou interesse em muitos para comprar no comércio local e clientes citam que estão surpresos com a variedade de produtos e opções que encontram aqui”, destaca a administradora Elisangela Carard Finck.

A presidente da Cacis, Andreia Zwirtes Kich, comenta que os setores do comércio e serviços atravessam a pandemia enfrentando, talvez, o maior desafio da história, com as consequências da bandeira preta no RS. “Ao retomar as atividades, o acidente ocorrido acabou dificultando a circulação entre os municípios, momento que nos trouxe duas maneiras de encarar: como problema ou oportunidade. Mais uma vez, o momento é de buscar novos meios de vender, olhar para o consumidor e entender o que está faltando no nosso município. Por outro lado, também percebemos que muitas pessoas passaram a descobrir que temos produtos e serviços de qualidade, atendimento atencioso, fazendo suas compras em Estrela, voltando seu olhar aos nossos empreendimentos.”

Ponte da São José

Enquanto isso, a ponte que liga o Bairro Boa União à Linha São José permanece interrompida. A Prefeitura de Estrela, antes mesmo do acidente, em janeiro, reformou a parte das madeiras e já havia encaminhado projeto ao Estado pedindo a construção de uma futura estrutura mais moderna, de concreto e mão dupla. Por conta disso, o Executivo aguarda resposta e estuda alternativas, pois para que o local seja liberado, altos valores teriam que ser utilizados para uma solução apenas paliativa, que é a reforma.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: