Jornal Nova Geração

COLINAS

Plano de vacinação infantil é selecionado para congresso

Encontro vai apresentar medidas de sucesso em imunizações em todo o país, além de debater perspectivas para a organização de ações nos municípios

Estratégias de vacinação no município receberam destaque em nível nacional e vão representar a região (Foto: Divulgação)

A Secretaria da Saúde de Colinas foi selecionada para apresentar a experiência em relação à vacinação infantil no 37º Congresso Nacional das Secretarias de Saúde, em Goiânia, nos dias 17, 18 e 19 de julho. O objetivo é reunir autores de estratégias de fortalecimento das ações de imunização nos municípios, indicados por meio da Plataforma ImunizaSUS, para um diálogo sobre a trajetória de construção e os resultados alcançados por meio desse trabalho.

O evento também servirá para dar visibilidade às práticas que ocorrem nos territórios, trazendo seus pontos positivos, desafios e perspectivas futuras sobre a organização das ações de imunização do município. A seleção de Colinas para apresentar sua experiência deve-se às várias estratégias adotadas pela equipe, que impactam em boas coberturas de vacinação, tanto em relação à influenza quanto às vacinas do calendário básico de imunização.

Entre as estratégias, destacam-se a utilização de materiais lúdicos e as qualificações da equipe em ludicidade, a sala do projeto Colinas Mil Dias posicionada estrategicamente em frente à sala de vacinas e que serve de acolhimento para as crianças no momento pré e pós-vacina, os mutirões de vacinação nas escolas, entre outras.

A Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS avaliará cada trabalho inscrito com base em cinco critérios: fortalecimento dos princípios do Sistema Único de Saúde, replicabilidade das ações em outros territórios, potencial para aumentar as coberturas vacinais, clareza na apresentação do contexto, problemas e ações para superá-los, e favorecimento da integração entre as ações de Vigilância em Saúde e Atenção Básica. Cada trabalho será avaliado por três avaliadores e receberá notas de 1 a 5 para cada critério.

O melhor trabalho será premiado com um documentário produzido pelo Conasems e pelo Ministério da Saúde, e haverá também um prêmio por Estado. Os vencedores serão anunciados durante o congresso. Colinas foi o único município da região a ter seu trabalho selecionado pelo ImunizaSUS.

“Estou muito feliz em ver a equipe da Secretaria da Saúde de Colinas sendo reconhecida pelo seu excelente trabalho em vacinação infantil. É uma honra apresentar nossas estratégias e compartilhar nossos resultados em um evento como o Congresso Nacional das Secretarias de Saúde”, afirma a secretária da saúde Angelita Herrmann.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: