A ponte entre os bairros Boa União e São José foi entregue pelo governo de Estrela na manhã deste domingo, 29. Com a liberação do fluxo entre as duas localidades, além dos veículos, ciclistas e pedestres também podem utilizar a travessia.
As intervenções na ponte sobre o Arroio Boa Vista iniciaram em abril de 2023, com a retirada da antiga estrutura e bloqueio no acesso à ponte. Desde então, o projeto passou adaptações em função dos eventos climáticos, para que a travessia não seja afetada em possíveis cenário de cheias.
A estrutura possibilita novamente a ligação entre os bairros São José e Boa União, sendo uma alternativa entre a RSC-453 e a ERS-129.
Segundo o prefeito Elmar Schneider, a ponte também será um marco para as cidades da região, como uma das primeiras entregues no pós-enchentes. Ele destacou que a estrutura atenderá à demanda remanescente da BR-386, que ainda possui bloqueios entre Estrela e Lajeado.
Presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, Ernani de Castro é morador do bairro União e destaca a importância da travessia para quem reside nos dois bairros. O momento de inauguração ainda contou com a participação de Erika Dossena, declamadora do CTG Raça Gaudéria, localizado no bairro Boa União.
Adequação do projeto
Além de avaliar a estrutura da ponte sobre o Arroio Boa Vista, também foi necessário adaptar o projeto aos cálculos na última inundação e fazer a análise do solo nas proximidades, visto que a obra ficou completamente submersa.
Os projetos iniciais foram elaborados com base nas cotas dos últimos 100 anos. Após a cheia de setembro, foi ajustado para 31 metros de altura. No entanto, foi novamente adequado para uma cota de 23 metros, porém com uma estrutura mais robusta para suportar a força da água. A alteração foi feita para garantir a vazão do Arroio Boa Vista.