Jornal Nova Geração

ESTRELA

Posto do Indústrias projeta cerca de 2,5 mil atendimentos ao mês

Com nova sede inaugurada no domingo, 30, unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) deve atender uma população superior a 3 mil pessoas. Nova estrutura era demanda antiga da comunidade

Estrutura possui mais de 420 metros quadrados e investimento de R$ 713 mil. (Crédito da imagem: Bibiana Faleiro)

Demanda antiga da comunidade, a população do bairro das Indústrias conta com nova estrutura para atendimentos na área da Saúde. A unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi entregue no domingo, 30, aos moradores da localidade. O posto anterior, além de ser locado pelo município, foi atingido de forma severa pelas cheias.

A nova sede foi construída na rua Albano Jantsch, uma das vias mais altas no bairro das Indústrias. O investimento total da obra é de R$ 713,9 mil, com recursos do governo estadual e contrapartida do município. A unidade entrou em funcionamento em junho, informa a Secretaria de Saúde. No entanto, com algumas restrições por não estar totalmente equipado.

A secretária Márcia Scherer destaca que a equipe da unidade de saúde foi instalada na nova unidade em virtude das enchentes. “Os atendimentos estavam sendo feitos no salão da comunidade católica, que posteriormente foi inundado. Desde então, ocorriam os atendimentos no novo espaço, dentro das possibilidades”, explica.

A nova estrutura conta com espaço aos agentes comunitários de saúde, gabinetes odontológicos com estrutura de raio-x, consultórios para especialidades como psicologia e nutrição e áreas para atendimentos de enfermagem. Outra novidade é a futura instalação de uma sala de vacinação, a exemplo do que existe nos postos Central e do bairro Boa União.
A unidade de saúde possui mais de 420 metros quadrados para atender uma população superior a 3 mil pessoas. De acordo com Márcia, a unidade projeta cerca de 2,5 mil atendimentos ao mês.
A coordenadora do ESF Indústrias, Ledi Baum, relata que a busca pelo atendimento no novo espaço cresce a cada dia. “Com a estrutura ampliada, podemos manter o atendimento de qualidade aqui no bairro. Estamos conseguindo acolher a comunidade neste momento tão importante”, afirma.
Ledi também ressalta as atividades dos agentes comunitários, que levam as demandas à unidade de saúde da família. Além disso, a ESF proporciona atendimento terapêutico e oficinas aos usuários. A unidade de saúde também é especializada em atendimento à saúde da mulher, em parceria com o curso de medicina da Univates.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: