Em entrevista ao programa Frente e Verso desta terça-feira, 26, o prefeito de Estrela e presidente da Amvat, Elmar Schneider, e o prefeito de Encantado e secretário da Amat, Jonas Calvi, destacam importância da visita da comitiva em Blumenau para conhecer de perto plano de contingência usado na prevenção de enchentes na região.
Conforme Calvi, é preciso ter união não somente das prefeituras, mas das entidades também. “Precisamos trabalhar de forma integrada e que algumas ações emergenciais não demandam de muito recurso financeiro, mas sim de interesse das pessoas. Alguns serviços mais rápidos, outros a médio e longo prazo”, pontua.
Além disso, destacam o papel fundamental das duas entidades, Amat e Amvat, que exercem função de representatividade. Porém, citam a necessidade de ter um representante para todas as entidades locais. “Precisamos ter a participação do governo do estado e federal para implantar plano. Uma representação política forte. Estamos no caminho certo”, garante Schneider.
Para 2024, os gestores estimam uma melhora em todas as áreas. Uma atenção especial para saúde e educação, mas não deixando de lado a necessidade de uma atenção maior no plano de contingência. “Queremos trabalhar preventivamente. O Vale está humilde e queremos aprender”, avalia Schneider.