Jornal Nova Geração

Prêmios à espera de seus vencedores

O Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) realiza, no próximo dia 25, o quarto sorteio da temporada 2021. É também no fim de abril que se encerra o prazo de 90 dias para que dois dos quatro contemplados, ainda em janeiro, e que ainda não retiraram seus vale-compras, o façam. Outros dois sorteados de fevereiro e três dos quatro de março também ainda não compareceram à Prefeitura Municipal para tomar posse dos vale-compras.

Com premiação local desde julho de 2019, o NFG cresceu em popularidade entre os estrelenses e clientes oriundos de outros municípios ao longo dos meses e teve seu edital renovado para este ano. Para a Administração Municipal, trata-se de uma ferramenta de incentivo ao comércio do município, além de ser um agregador quando o assunto é o respeito às normas fiscais, já que para concorrer é preciso seguir certas regras, como exigir nota fiscal com CPF. Entre outras potencialidades, incentiva o comércio local, pois para concorrer aos prêmios do município é preciso que a compra seja realizada em estabelecimento credenciado em Estrela.

Os sorteios, que são realizados por uma plataforma do Estado, ocorrem normalmente por tradição sempre na última quinta-feira do mês, mas os nomes só são validados aos municípios uma semana depois. São sempre quatro vale-compras, de R$ 150 cada, para serem utilizados em lojas do município cadastradas no programa.

O departamento da Secretaria Municipal da Fazenda, responsável pelo NFG, informa que são vários os motivos que levam as pessoas a não aparecerem para retirar os prêmios. A começar pela dificuldade de localização dos contemplados, o que ocorre porque muitas vezes os dados na plataforma digital do NFG, como o número de telefone ou endereço, estão desatualizados.

Saiba Mais

O NFG faz parte do Programa de Integração Tributária (PIT), uma parceria entre Estado e municípios que incentiva o aumento da arrecadação por meio da emissão das notas fiscais nas compras, a educação e cidadania. O sorteio é realizado pela plataforma estadual do Programa, extras aos mensais realizados pelo governo estadual, mas estes de abrangência em todo o Rio Grande do Sul. Os nomes são repassados à Secretaria da Fazenda Municipal.

Como participar

Para concorrer é preciso cadastrar-se acessando o site do Nota Fiscal Gaúcha – https://nfg.sefaz.rs.gov.br/Cadastro/CadastroNfg_1.aspx . Ao fazê-lo, o cidadão também pode indicar cinco entidades para receberem recursos do programa. Outro benefício é a possibilidade de os participantes obterem até 5% de desconto no IPVA. Os que tiverem mais de 150 notas fiscais cadastradas com seu CPF, independente do valor, terão este abatimento no imposto. Através do programa, os cidadãos acumulam pontos sempre que solicitarem a inclusão do número do seu CPF no documento fiscal no momento de suas compras em estabelecimentos regulares e locais. Cada R$ 1 vale um ponto. Os pontos são convertidos em bilhetes – cada 100 correspondem a um bilhete eletrônico – que possibilitam a participação. Os pontos também são acumulativos, e assim, caso o participante não atinja a pontuação mínima para um sorteio estes ficam acumulados para o do próximo mês.

Para auxiliar os cidadãos, a Sefaz disponibiliza atendimento exclusivo. Para tanto, basta se dirigir a Sefaz, na sede da Prefeitura de Estrela, em horário de expediente, com o CPF e Carteira de Identidade.

Os sorteados que não buscaram o prêmio:

Janeiro

Diogo Araújo Kilian

Lilia Maria Sfoglia

 

Fevereiro

Francisca Therezinha Diedrich

Daiane Santos Lencina

 

Março

Miguel Frederico Fink

Anna Maria Kuhn

André Luis Zanatta

 

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: