Jornal Nova Geração

PRF realiza Operação Semana Santa 2021

A Polícia Rodoviária Federal começa na próxima quinta-feira, dia 1º, a Operação Semana Santa, a qual se estenderá até o dia 4 de abril, domingo, às 23h59min. O reforço nas operações e no policiamento, porém, já estão ocorrendo desde domingo, dia 28.

Na região de abrangência da Delegacia em Lajeado, a PRF trabalhará para que não ocorram acidentes graves, bem como no intuito de permitir uma melhor fluidez no trânsito. O bloqueio parcial existente no km 350 da BR-386, na ponte sobre o Arroio Boa Vista, pode gerar congestionamento significativo de veículos em ambos os sentidos da rodovia. Vale lembrar que no sentido interior-capital está permitida a passagem de veículos com até 57 toneladas e 2,60 metros de largura. Já no sentido capital-interior, o local está liberado somente para os veículos leves. Para o tráfego nos dois sentidos está sendo utilizada apenas a pista do sentido interior – capital, havendo, portanto, afunilamento em ambos os sentidos da via.

Os dias e horários de maior fluxo de veículos deverão ser quinta-feira (metade da tarde até a noite), sexta-feira (pela manhã) e domingo (iniciando já no começo da tarde e se estendendo até a noite). As ações da PRF serão intensificadas especialmente nesses dias e horários, bem como nos trechos de maior índice de acidentalidade.

O foco será a fiscalização de infrações que geram maior risco ou potencializam as lesões nos acidentes, como embriaguez ao volante, ultrapassagem indevida, uso do celular e a correta utilização do cinto de segurança. Além das atividades de fiscalização de trânsito e combate ao crime, será dada atenção especial à educação para o trânsito, mediante as abordagens educativas.

Orientações da PRF:

Antes de viajar: tenha certeza de que o veículo esteja regularizado e revisado, principalmente com relação a freios e suspensão. Antes de sair, cheque os pneus e os sistemas de iluminação e sinalização. Não faça ingestão de bebidas alcoólicas e descanse bem. Planeje sua viagem, com pontos de parada.

Durante a viagem: tenha calma, acredite na sinalização, e a respeite. Mantenha a velocidade regulamentar, só ultrapasse em locais permitidos e com visibilidade suficiente. Não deixe o celular ser uma distração, configure ou guarde-o para que chamadas, mensagens ou notificações não chamem a sua atenção enquanto você estiver dirigindo. Priorize viajar durante o dia, nos horários de menor movimento. Procure manter-se na mesma faixa de rolamento, sem mudanças bruscas de direção. Só ultrapasse em locais permitidos e com a certeza de que conseguirá realizar a manobra com segurança.

Abordagem policial: obedeça às ordens dos agentes, não faça movimentos bruscos, abra os vidros do carro para ser melhor visualizado e, à noite, ligue a luz interna.

Em caso de acidente: se não houver feridos, retire os veículos da pista imediatamente. Você pode fazer a ocorrência pela internet. Havendo feridos, sinalize e avise a PRF.

Restrição em pista simples para veículos de carga com dimensão excedente:
– quinta-feira (01) das 16h às 22h;
– sexta-feira (02) das 6h às 12h;
– domingo (04) das 16h às 22h.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: