Jornal Nova Geração

NOVIDADES EM 2021

Primeira etapa de provas do Enem começa neste domingo

Cerca de 320 pessoas devem fazer os exames nos dois próximos finais de semana, dias 21 e 28, em Estrela

Os dois próximos domingos, dias 21 e 28, serão marcados pela aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os inscritos puderam escolher entre a opção impressa ou digital. Em Estrela, duas escolas foram preparadas para receber os 329 candidatos. No primeiro dia o exame é composto por 90 questões divididas entre Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação.

Conforme a coordenadora pedagógica da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Regiane Mallmann, neste ano a Secretaria Estadual da Educação disponibilizará kit de alimentação aos candidatos que comprovarem inscrição no Enem. “Cada estudante da rede estadual recebe dois kits, um para cada dia, que serão distribuídos antes da data das provas. Além disso, quem necessitar da utilização de transporte intermunicipal, também poderá ter o ressarcimento do valor, mediante o comprovante da passagem”, afirma.

Preparação

A professora da área de ciências exatas, Amanda Arenhart, 42, auxilia estudantes na preparação para as provas do Enem desde 1998. Para ela, os candidatos, na reta final, estão focados em esclarecer dúvidas de atividades feitas anteriormente. “Este fim de semana que passou foi bem intenso, mesmo com o feriado e outras atividades locais, a grande maioria dos alunos se dedicou para o estudo e preparação”, observa.

Conforme Amanda, é necessário focar em assuntos trazidos nos últimos anos, treinar para administrar bem o tempo de prova e, na véspera, descansar. “A prova não avalia só o conteúdo, mas a resistência e o psicológico do aluno. Então, estar física e psicologicamente descansado ajuda na busca de um resultado melhor”, salienta.
A professora destaca que, durante a prova, é importante começar pelas questões mais simples e não “perder tempo” com as difíceis. “No dia da redação, obviamente, iniciar por ela”, pontua.

Universidade

Geovani Antônio Brancher, 18, é aluno do 3°ano do Ensino Médio na Escola Santo Antônio. Aluno de Amanda, faz o curso pré-vestibular para se preparar melhor e conquistar vaga na Universidade Federal de Santa Maria. “Como nos outros anos, acredito que terá questões fáceis, médias e difíceis. Então me preparo bem, pois quero muito cursar engenharia aeroespacial”, aponta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: