Jornal Nova Geração

2025-2028

Primeira prefeita da história de Estrela, Carine projeta reforma administrativa

Além dela, vice-prefeito e 13 vereadores foram empossados em cerimônia no salão da Soges. Mesa diretora da câmara foi definida durante a sessão solene. Primeiros atos do Executivo estão relacionados ao corte

Entre os primeiros atos da gestão, prefeita aponta o corte de gastos e reestruturação administrativa. (Crédito da imagem: Karine Pinheiro)

Pela primeira vez na história, Estrela tem uma mulher à frente da gestão pública. Carine Schwingel tomou posse do cargo como prefeita na terça-feira, 31, e assumiu o comando do município pelos próximos quatro anos. O vice-prefeito Márcio Mallmann e os 13 vereadores eleitos em 6 de outubro também foram empossados durante a cerimônia que ocorreu no salão da Soges.

Jornalista de formação, a prefeita iniciou a trajetória na área pública como primeira-dama de Estrela, período que durou oito anos. Ela também atuou como secretária das pastas de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Estrela e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Sustentabilidade antes de se candidatar ao cargo máximo da gestão municipal.

Durante o discurso, Carine falou sobre o compromisso com a administração pública e sobre ser a primeira mulher a assumir como chefe do Executivo. “Tenho orgulho de ser a primeira prefeita, não só por representar as mulheres, mas por poder transformar a vida das famílias”, disse.

A sessão lotou as dependências da Soges, com a presença de amigos e familiares dos eleitos. Após a cerimônia de posse, ocorreu a transmissão de cargo. O ato foi feito em frente à prefeitura, momento em que o ex-prefeito Elmar Schneider também entregou a chave da cidade à prefeita.

Primeiros atos do governo

Entre as primeiras ações previstas pela nova gestão, o corte de gastos e avaliação dos programas habitacionais são as prioridades. Além disso, uma reforma administrativa deve reorganizar a disposição dos cargos e estrutura das secretarias. A prefeita afirma que as primeiras medidas ocorrem já nesta semana.

“Temos decretos prontos para serem publicados, com foco em enxugar a máquina pública. Essa organização é fundamental para que seja construída uma gestão eficiente. A política habitacional deve ter algumas mudanças também, que serão discutidas com as famílias contempladas”, destaca.

Com secretariado já definido, a prefeita destaca as mudanças na estrutura administrativa. Entre as novidades, os cargos de secretários-adjuntos que devem ser criados a partir de uma reforma administrativa. Carine destaca que a equipe de trabalho foi montada com base no perfil dos gestores, com qualificações complementares e de acordo com a necessidade de cada secretaria.

No Legislativo

Além da posse dos vereadores eleitos, a eleição da mesa diretora da câmara ocorreu durante a sessão solene. Para a próxima legislatura, Ernani de Castro (MDB) foi reconduzido ao cargo de presidente. A mesa ainda é composta por Magdiel Turatti (PSD) como vice-presidente e Doga Daroit (MDB) como secretário.

Uma das prioridades para o Legislativo em 2025, é a retomada das sessões presenciais. A expectativa é que o encontro ocorra em dia e horário estabelecido pelo regimento, segundas-feiras, às 18h30min. Por ora, a câmara busca espaço adequado para comportar o plenário provisório, visto que o prédio ficou comprometido depois das cheias e passa por reforma. As sessões devem ser retomadas ainda em janeiro.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: