Pela primeira vez na história, Estrela tem uma mulher à frente da gestão pública. Carine Schwingel tomou posse do cargo como prefeita na terça-feira, 31, e assumiu o comando do município pelos próximos quatro anos. O vice-prefeito Márcio Mallmann e os 13 vereadores eleitos em 6 de outubro também foram empossados durante a cerimônia que ocorreu no salão da Soges.
Jornalista de formação, a prefeita iniciou a trajetória na área pública como primeira-dama de Estrela, período que durou oito anos. Ela também atuou como secretária das pastas de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Estrela e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Sustentabilidade antes de se candidatar ao cargo máximo da gestão municipal.
Durante o discurso, Carine falou sobre o compromisso com a administração pública e sobre ser a primeira mulher a assumir como chefe do Executivo. “Tenho orgulho de ser a primeira prefeita, não só por representar as mulheres, mas por poder transformar a vida das famílias”, disse.
A sessão lotou as dependências da Soges, com a presença de amigos e familiares dos eleitos. Após a cerimônia de posse, ocorreu a transmissão de cargo. O ato foi feito em frente à prefeitura, momento em que o ex-prefeito Elmar Schneider também entregou a chave da cidade à prefeita.
Primeiros atos do governo
Entre as primeiras ações previstas pela nova gestão, o corte de gastos e avaliação dos programas habitacionais são as prioridades. Além disso, uma reforma administrativa deve reorganizar a disposição dos cargos e estrutura das secretarias. A prefeita afirma que as primeiras medidas ocorrem já nesta semana.
“Temos decretos prontos para serem publicados, com foco em enxugar a máquina pública. Essa organização é fundamental para que seja construída uma gestão eficiente. A política habitacional deve ter algumas mudanças também, que serão discutidas com as famílias contempladas”, destaca.
Com secretariado já definido, a prefeita destaca as mudanças na estrutura administrativa. Entre as novidades, os cargos de secretários-adjuntos que devem ser criados a partir de uma reforma administrativa. Carine destaca que a equipe de trabalho foi montada com base no perfil dos gestores, com qualificações complementares e de acordo com a necessidade de cada secretaria.
No Legislativo
Além da posse dos vereadores eleitos, a eleição da mesa diretora da câmara ocorreu durante a sessão solene. Para a próxima legislatura, Ernani de Castro (MDB) foi reconduzido ao cargo de presidente. A mesa ainda é composta por Magdiel Turatti (PSD) como vice-presidente e Doga Daroit (MDB) como secretário.
Uma das prioridades para o Legislativo em 2025, é a retomada das sessões presenciais. A expectativa é que o encontro ocorra em dia e horário estabelecido pelo regimento, segundas-feiras, às 18h30min. Por ora, a câmara busca espaço adequado para comportar o plenário provisório, visto que o prédio ficou comprometido depois das cheias e passa por reforma. As sessões devem ser retomadas ainda em janeiro.