Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Primeira turma conclui curso e RUMO prepara nova etapa

Evento ontem, no auditório do Tecnovates, marcou a formatura de 17 alunos na capacitação ofertada pelo projeto. Agora, se volta para a requalificação dos trabalhadores, a partir de nova pesquisa

Alunos do projeto receberam um notebook após conclusão do curso. Crédito: Felipe Neitzke

Passada a cerimônia na segunda-feira, 23, com a formação da primeira turma de alunos, o projeto RUMO – O futuro da mão de obra na região se prepara agora a uma nova etapa. Mais estudantes serão selecionados para a capacitação. Também uma nova pesquisa será elaborada nos próximos meses junto ao mercado de trabalho.

A pesquisa, com foco no pertencimento e entendimento dos trabalhadores sobre a necessidade de profissionalização, tem por objetivo contribuir com a requalificação da mão de obra atualmente empregada no Vale. A coleta de dados para o estudo inicia ainda este ano, por parte da empresa Macrovisão. A divulgação será em 2024.

Em paralelo, o projeto continuará em evidência nas plataformas do Grupo A Hora, por meio de reportagens especiais, debates e boletins para o rádio e também a veiculação de conteúdos nas mídias digitais.

Segundo o diretor de Mercado e Estratégia do A Hora, Fernando Weiss, o RUMO está atento aos movimentos da sociedade e, ao longo do tempo, pode se adaptar às necessidades que o mercado impõe. “Vamos fazer um novo levantamento em 2024 para entender como as organizações treinam as pessoas, em constância e formato. E também como os profissionais estão se qualificando. Precisamos nos capacitar o tempo todo”, afirma.

Aulas e visitas

O auditório do Tecnovates foi palco da formatura da primeira turma do RUMO. Ao todo, 17 dos 20 alunos que iniciaram o curso concluíram a capacitação para o mercado de trabalho. São estudantes de escolas públicas de Lajeado e Estrela, de seis diferentes instituições de ensino.

O curso teve pouco mais de quatro meses de duração. Foram 20 encontros divididos entre aulas presenciais na Faculdade La Salle, em Estrela, e visita de campo às empresas e instituições parceiras do projeto, como a Tomasi Logística, a Construtora Diamond e a Univates.

Conforme o jornalista e radialista Fabiano Conte, coordenador e professor do curso, os jovens aprenderam sobre comunicação, comprometimento, controle emocional e ética durante as aulas presenciais.

Aprendizados

A estudante da Escola Nicolau Müssnich, Brenda Storch, comenta que iniciou o curso após ouvir comentários positivos de amigos. Na época, trabalhava em um supermercado de Estrela. Agora busca se recolocar no mercado de trabalho. “O curso me ajudou a desenvolver a fala, a como se portar em entrevista e a fazer o currículo de forma correta. Antes eu fazia totalmente o contrário”.

Desenvolvimento

Diretor do Dale Carnegie Vale do Taquari, Gabriel Garcia frisa que, quanto mais cedo possibilitarem aos adolescentes o acesso ao conhecimento, mais facilitado fica o desenvolvimento deles para o mercado de trabalho. “É a garantia de que teremos uma mão de obra qualificada. É uma escolha de profissão mais assertiva no futuro”, pontua.

Na mesma linha, o diretor da Rodoss, Nilto Scapin destaca que esses jovens serão “o futuro do Brasil” e, por isso, é necessário fazer com que cheguem cada vez mais preparados ao mercado de trabalho. “Essa primeira turma é um passo inicial para despertar outros jovens. A vivência, o aprendizado faz com que enxerguem de formas diferentes as oportunidades existentes. E nós, empresários, temos que estar atentos ao mercado como um todo”, frisa.

O projeto RUMO é uma realização do Grupo A Hora, com apoio da Acil e patrocínio de Britagem Cascalheira, Ceat, Sicredi, Rhodoss, Univates, Construtora Diamond, Hassmann S.A, Dale Carnegie, Plano Digital, Governo de Estrela e Tomasi Logística

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: