Moradores da localidade de Cupido passaram cerca de uma semana sem acesso à água limpa nas torneiras de casa. Segundo relato de moradores, a situação ocorreu devido a um problema em um poço perfurado no ano passado. Uma reunião com a administração municipal, na sexta-feira, 14, tratou de buscar soluções.
Como alternativa, os residentes do Cupido estão utilizando a caixa d’água antiga. De acordo com o presidente da comunidade, André Cabral, no momento os moradores têm acesso à água potável. No entanto, ele destaca que a estrutura construída no último ano foi colocada ao lado da existente, e que isso pode ter influenciado no problema atual. Segundo ele, a rede de abastecimento passou a atender empresas também.
“Agora o poço novo não pode ser utilizado. Eles tentaram limpar algumas vezes. Mas a água ali não fica mais limpa. A perfuração tem que ser feita em outro lugar. O certo seria a empresa responsável resolver e arcar com as consequências. A água é amarela, não dá pra usar”, avalia André. A reunião contou com a presença do prefeito Edmilson Busatto.
Moradores da localidade há 18 anos, Angela Hilgert e Luciano Amaro dos Santos também relatam que enquanto a prefeitura busca uma solução, a comunidade voltou a usar a caixa d’água antiga. De acordo com eles, o problema com a água imprópria para o consumo durou cerca de uma semana.
“Antes estava tudo funcionando perfeitamente. Essa estrutura nova foi construída para não ficarmos sem água no verão. É a primeira vez que acontece esse problema. Durante a reunião com a administração municipal, eles afirmaram que buscam uma maneira de a empresa arrumar o poço. O bom é que agora a água está vindo limpa”, conta Luciano.
Segundo o chefe de gabinete do Executivo, Leonardo Martins, as perfurações para poços e instalações de caixas d’águas nas comunidades do interior surgiu da necessidade de solucionar problemas como a falta de água e, desta forma, aumentar a capacidade de abastecimento das associações. Sobretudo, ele esclarece que a administração municipal busca formas de solucionar de forma definitiva o problema na localidade.
“Vale esclarecer que o problema não está na caixa d’água. O problema está no poço que foi perfurado por último. Estamos acionando a empresa responsável pela construção para que isso seja solucionado. E se não for resolvido, vamos acionar na Justiça e cavar outro poço para solucionar a situação no Cupido”, explica Leonardo.
O investimento na localidade foi de aproximadamente R$ 246 mil com recursos municipais. O chefe de gabinete destaca que, além da perfuração do poço, foi colocado uma caixa d’água nova, reforma da base já existente e da rede de extensão. Outras comunidades no interior também receberam reformas e melhorias no sistema de abastecimento de água.