Jornal Nova Geração

ESTRELA

Procura por exames preventivos contra o câncer de mama diminuiu durante a pandemia

Após queda nos registros da doença, estimativa é de alta nos casos para o próximo semestre

A procura por exames de prevenção ao câncer de mama diminuiu em Estrela no último ano, devido à pandemia. Entretanto, conforme informações da Secretaria da Saúde, a busca por consultas voltou a crescer nos últimos meses.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, houve uma redução de 45% das mamografias feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no país e 35% das mulheres descobriram o câncer de mama em estágio avançado.
Para o diretor técnico do Centro Regional de Oncologia (Cron) e médico oncologista, Hugo Schünemann, a queda registrada desde 2020 nos exames de prevenção pode apontar o crescimento de casos no próximo semestre.

Isto ocorre porque a partir do momento que exames não são feitos, não há como diagnosticar a doença,
O câncer de mama é o câncer com maior incidência e o que mais mata mulheres. O médico afirma que a “prevenção é a melhor maneira de frear o desenvolvimento do câncer de mama e que exames preventivos custam menos que tratamentos oncológicos”.

O oncologista ressalta a importância de falar da saúde da mulher de um modo geral. Orienta que façam os exames de mama e que este seja complementado com exames ginecológicos. “Temos que criar o hábito de falar abertamente sobre prevenção, sobre doenças e encarar a situação de forma direta”, esclarece.

A Secretaria de Saúde do município informa que a procura por exames aumentam em 60% nos meses de outubro e novembro, devido às campanhas de conscientização. Reforça também que os exames podem ser feitos durante o ano inteiro.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: