A celebração de Corpus Christi nesta quinta-feira, 8, fez com que fieis se movimentassem desde as primeiras horas do dia. Na microrregião, três locais tiveram programação ao longo da manhã. Enquanto Colinas e Bom Retiro do Sul apresentaram os tradicionais tapetes do “caminho de Cristo”, Estrela promoveu uma ação voltada à solidariedade.
O trabalho para montagem do tapete em Colinas iniciou antes das 5h. O resultado foi um cenário com cerca de 200 metros de extensão na rua General Osório, entre a Igreja Luterana, na esquina com a rua Tiradentes, e a Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus. Depois de 50 anos as ruas voltaram a ser enfeitadas no município. A organização partiu da Paróquia São Cristóvão, que reuniu pessoas de diversas comunidades de Colinas e Estrela.
A estrelense Ana Júlia Schonarth é sobrinha de uma das integrantes do grupo que prepara os tapetes e tem no Corpus Christi um momento tradicional, para ela, o marido e a filha. “Viemos especialmente para ver a decoração, tudo muito bonito”, relata.
Em Bom Retiro do Sul, as atividades se concentraram na Paróquia Sagrada Família, onde desde as 8h os fieis confeccionaram os tapetes e houve a celebração de missa na sequência.
Solidariedade e tradição
Já na Paróquia Santo Antônio, a programação teve missa e um momento de procissão. A Praça Menna Barretto, em frente à igreja, se tornou um ponto de reflexão para quem passava pelo local nas primeiras horas do dia. E, ao invés da confecção dos tapetes, foram recolhidos alimentos e agasalhos. A iniciativa ocorre desde o ano passado, quando 1,2 toneladas de alimentos não perecíveis foram distribuídos.
“Nos inspiramos em outras realidades que também aproveitam esse momento para a solidariedade e olhando para a Pastoral da Caridade, que semanalmente distribui muitos ranchos e roupas”, diz o padre Gabriel Bagatini.