Jornal Nova Geração

APOIO ESTUDANTIL

Projeto educacional pretende qualificar ensino a alunos especiais

Proposta da Secretaria de Educação de Bom Retiro do Sul aponta a criação de um centro de atendimento especializado, com o objetivo de realizar acompanhamento de estudantes que apresentam dificuldades no aprendizado

Após aprovada, proposta deve atender alunos de rede municipal de ensino. (Crédito da imagem: Karine Pinheiro)

Qualificar a educação para alunos com necessidades especiais é a proposta da Secretaria de Educação de Bom Retiro do Sul, com a criação de um centro de atendimento especializado. O projeto, em fase de elaboração, visa melhorias nos índices de aprendizagem e inclusão dos estudantes nas salas de aula.

A ideia é oferecer acompanhamento contínuo aos alunos com dificuldades no aprendizado, especialmente aqueles diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), crianças e adolescentes com altas habilidades ou deficiências que possam afetar o desenvolvimento.

A secretária Cristiane de Souza explica que, no momento, as equipes das escolas trabalham com planos individualizados. “Precisamos organizar o funcionamento nas salas de aula e também dialogar com os pais. A proposta da Secretaria é promover encontros bimestrais com os responsáveis. Será um trabalho por etapas, com a expectativa de que o centro esteja funcionando no próximo ano”, afirma.

A proposta precisa ser formalizada como um projeto de lei e aprovada pelos vereadores. A Secretaria de Educação está avaliando o impacto financeiro da criação do centro, incluindo a viabilização de um espaço adequado e a contratação de profissionais da saúde, como fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos.

Atualmente, a pasta conta com uma equipe multidisciplinar para identificar as dificuldades dos alunos em sala de aula, mas não realiza atendimento clínico. Após o reconhecimento das necessidades, os alunos são encaminhados ao atendimento especializado, porém a Secretaria não faz o acompanhamento contínuo do desenvolvimento dos estudantes.

“A partir deste projeto, que é um passo além da organização e do conhecimento individualizado de cada aluno nas escolas, teremos uma ação integrada com professores, equipe pedagógica, pais e responsáveis. A iniciativa também nos permitirá avaliar possíveis fatores externos que impactam na educação das crianças”, explica Cristiane.

Além de qualificar o ensino e melhorar os índices de aprendizagem, o objetivo é garantir um ensino eficiente e inclusivo nas escolas da rede municipal.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: