Jornal Nova Geração

COLINAS

Projeto estimula formação cidadã de estudantes

“Aluno Cidadão” é destinado aos discentes da rede municipal. Objetivo é proporcionar conhecimentos além dos adquiridos em sala de aula

A rede municipal de ensino conta com novo projeto para estimular a cidadania e a responsabilidade dos estudantes. O “Aluno Cidadão”, que será aplicado durante o ano letivo de 2022, é destinado a todas as turmas de jardim até o 9° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ipiranga. O propósito é promover vivências em que eles possam desenvolver sua participação na sociedade.

Os métodos usados para avaliação vão além das disciplinas abordadas em sala de aula. Quesitos como assiduidade, comportamento, utilização correta do uniforme, e participação em atividades extracurriculares serão analisados. A cada movimentação, cartelas verdes, azuis e amarelas somarão pontos, que contribuirão para a busca de melhoras na aprendizagem.

A diretora Fernanda Huppes destaca a relevância de proporcionar um espaço de conhecimento além do pedagógico. De acordo com ela, o aluno aprenderá a atuar no âmbito social de forma participativa. Ela ainda ressalta a possibilidade de identificar problemas causados em decorrência de saúde mental e isolamento social.

“Esperamos auxiliar nossos educandos a despertar o senso de cidadania, bem como amenizar as desigualdades sociais, valorizando a postura do aluno na sala de aula, principalmente no enfrentamento das dificuldades cotidianas”, destaca Fernanda.

A diretora entende que a partir do momento em que os alunos estão conscientes de seus direitos, eles agem de maneiras que visam diminuir a desigualdade social.

A expectativa da equipe diretiva é que, ao final do ano letivo, os estudantes estejam aptos a enfrentar as adversidades de forma consciente. “Vamos entregar certificados ao final dos trimestres aos alunos que tiverem a maior pontuação em cada turma”, comenta.

Além de uma educação mais qualificada na rede de ensino municipal, a Secretaria de Educação aponta a perspectiva de cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho.

Apoio importante

Para impulsionar o projeto, a diretora ressalta a importância da participação das famílias no âmbito escolar. Palestras, reuniões e demais atividades para incentivar a participação do núcleo familiar e orientações sobre o tema serão promovidas pela escola.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: