Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Projeto expõe vocações turísticas às margens da BR

Com espaços de cultura e lazer, praça na 386 terá áreas para cada um dos 36 municípios

Projeto foi apresentado a autoridades nesta semana (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

A região deu mais um passo importante no objetivo de se tornar uma referência como destino turístico. O lançamento do projeto Caminhos do Vale, na manhã dessa terça-feira, 13, reuniu boa parte dos gestores regionais para conhecer maiores detalhes da praça interativa que se apresenta como uma novidade para integrar 36 municípios.

A proposta é que o espaço seja uma porta de entrada para o Vale do Taquari, às margens da BR-386, em Estrela. Localizada junto ao 386 Business Park, a praça tem uma área de 16,6 mil m², onde os visitantes encontrarão informações sobre os principais pontos de cada cidade nas áreas do turismo, gastronomia, hotelaria, além de estruturas de lazer e cultura.

Serão 36 totens interativos distribuídos pelo local, conforme explica a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela, Carine Schwingel. “Cada cidade terá um pedaço de área, como se tivéssemos um mapa do Vale do Taquari. Cada município vai, no seu território, fazer uma representação do seu principal ponto turístico, em forma de um monumento.”

Cada município irá definir como vai configurar o espaço a ela delimitado. O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, defende a ideia que a área seja um produto que faça a integração entre as atrações da região.

Por outro lado, ele alerta para a necessidade da participação conjunta de outros setores dos municípios. “Nós temos que fortalecer os conselhos municipais de turismo, porque são formados por empreendedores e eles percebem, no dia a dia, o que precisa ser feito.”

Descoberta do Vale

Na visão dos responsáveis pelo projeto, a praça será fundamental para mostrar aos turistas que as opções que a região possui. “Acima de tudo, o Brasil está descobrindo o Vale por vários motivos, entre eles o Cristo Protetor e o Trem dos Vales. No entanto, esses dois produtos somente não fazem turismo. Temos que agregar muitos outros produtos que nós já temos, e mostrá-los para o Brasil e para o mundo”, diz Arenhart.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Sandro Herrmann, o Vale do Taquari tem potencial para ser o local do RS com o maior desenvolvimento turístico nos próximos 10 anos. “Precisamos aproveitar esse grande momento”, afirma.

Vitrine estratégica

Estar às margens da BR-386, uma das principais do estado, é visto como um trunfo da Praça Caminhos do Vale. “Queremos aproveitar o movimento da rodovia, para que possamos levar mais pessoas aos municípios que não tem uma rodovia perto”, pontua Carine. A perspectiva de concentração do potencial da região foi um dos motivos para a escolha do local.

Ao lado do espaço turístico, as primeiras células empresariais no Business Park começam a ser construídas. Sócia do Richter Gruppe, Josi Richter lembra que a empresa apoiou o projeto assim que foram apresentados. “Nós sabemos que o Vale do Taquari é muito forte, temos muitos negócios acontecendo e muito para mostrar.”

Conceito da praça

A ideia de tratar o Vale do Taquari como um produto é compartilhada pelos idealizadores e apoiadores do projeto. “Estamos em uma localização muito incrível do estado, geograficamente perto da Serra Gaúcha e de Porto Alegre”, diz o presidente da Amturvales. “As pessoas poderão vir até aqui e experimentar o turismo do Vale”, ressalta Carine.

A proposta de ter monumentos interativos com foi essa intenção, de que os visitantes “toquem o turismo”, nas palavras da secretária. Ela conta que cada município vai definir o seu monumento, de forma interativa. “Em todo o conceito da praça teremos espaços para descanso, lazer, com um auditório a céu aberto, para que possamos ter movimentações culturais, o circulo da fé, enfim, serão vários espaços onde a pessoa poderá desfrutar”, finaliza.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: