Teutônia – Com o objetivo de incentivar a leitura e promover a cultura em Teutônia, um grupo de amigos inaugura nesta sexta-feira, 11, a Biblioteca Comunitária Infantil Dom Quixote, no CCT Querência Amada, no Loteamento 8, em Canabarro. A iniciativa, promovida pela Lei Paulo Gustavo, é um marco para a comunidade e visa incentivar a doação de livros infantis e infantojuvenis pela população.
O evento de inauguração conta com uma programação extensa, que inclui o I Sarau Cultural do CCT e apresentações de artistas locais, das 9h às 21h. Antônio Lopes, o “Tio Tony”, organizador do evento, será uma das principais atrações, com a figura de Dom Quixote para contar histórias.
“Nosso objetivo é que o Brasil todo tenha bibliotecas comunitárias, especialmente em bairros mais afastados. Queremos lançar a semente em Teutônia e expandir essa ideia pelo país”, destaca Lopes, que já promoveu atividades culturais em diversas cidades e estados, com o apoio da Lei Paulo Gustavo.
O projeto, que inclui oficinas de cordel em escolas de Teutônia, visa aproximar as crianças da leitura e da produção literária. Muitas dessas produções feitas pelas crianças já foram doadas para o acervo da nova biblioteca. “Decidimos instalar a biblioteca no Loteamento Oito, para que essa área, que abriga habitações populares, se beneficie de incentivos à leitura”, explica Lopes.
O evento de abertura será um grande ponto de encontro para os artistas locais e a comunidade, uma maneira de integrar e socializar entre diferentes bairros de Teutônia. Além disso, há uma campanha de arrecadação de livros em andamento, com o foco em ampliar o acervo destinado ao público infantil.
“O maior objetivo é despertar a atenção dos fazedores de cultura, dando ânimo para que continuem suas produções e busquem recursos para participar de cursos de produção cultural”, conclui Lopes. O projeto promete ser um divisor de águas na promoção da leitura e na integração entre os bairros da cidade, além de ser uma oportunidade de crescimento cultural para Teutônia e toda a região.
PROGRAMAÇÃO
9h às 11h30min e das 14h às 16h
- Exposição das obras da oficina de poesia da Cordel na Escola;
- Exposição de fotografia e artes plásticas (Projeto LPG/Teutônia. Leitura em Voz Alta, Poesia Acústica, Cantinho Cultural Troca-troca, Caça ao Tesouro Cultural, Contação de Histórias e Hora do Conto);
18h30min
- Palestra com escritor João Marcos;
- Circulo de Cultura;
- Roda de conversa com intelectuais teutonienses;
- Leitura em Voz Alta;
- Declamação de poesias;
19h30min
- Projeto LPG/Teutônia com artistas Douglas Bello Som Brasil e Francisco Lopes ao Piano;
- Clipes Musical de João Lopes e Francisco Lopes;