As bicicletas com floreiras e arcos de flores, principais itens de ornamentação do município, agora podem ser adotados pela comunidade. A finalidade é que os moradores auxiliem na conservação das decorações, como plantio e cuidados das mudas, bem como na preservação da estrutura.
Ao todo, são 45 bicicletas espalhadas em dez vias. Os elementos fazem parte do ajardinamento que garantiu ao município o título de Cidade Jardim. Para participar do projeto, o interessado deve fazer a inscrição na Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto. Uma placa com o nome do adotante será colocada nos ornamentos.
Segundo o secretário Edelbert Jasper, hoje Colinas também é conhecida pela “cidade das bicicletas enfeitadas”, no entanto, há dificuldades em manter a preservação das decorações. “Queremos sensibilizar e envolver a comunidade porque estes enfeites são importantes também para o desenvolvimento turístico”, aponta.
O secretário explica que as decorações que não foram adotadas, ficam sob responsabilidade do Executivo até que alguém se encarregue. Tanto pessoas físicas, quanto jurídicas, podem participar. De acordo com o edital, o prazo para adoção é indeterminado, mas pode ser revogado em caso de descumprimento das regras.
Os custos serão somente com as ações de preservação dos arcos e das bicicletas. Cerca de 130 espécies de flores e ornamentais estão disponíveis para o plantio. Conforme Jasper, a disponibilização das sementes fica a cargo da administração municipal como forma de incentivar a comunidade a cuidar dos adornos.
Vivian Klein, proprietária de uma floricultura, explica que para garantir um bom cuidado, é necessária plantar flores próprias da estação ou permanentes durante o ano. No verão, devido ao tamanho dos potes, é necessário regar com frequência. Misturar a terra e fazer adubação mensal também garante bons resultados. “Tratas as plantas com carinho faz toda diferença, além de deixar a frente do local bonita”, destaca.
O secretário reforça que para participar basta ter o comprometimento de manter as bicicletas bonitas. “Tudo isso é o símbolo da nossa cidade”.