Jornal Nova Geração

ESTRELA

Projeto oferece cursos a mulheres assistidas por programas sociais

Programa Multi Mulher busca o fortalecimento do público feminino. Qualificações ocorrem de forma mensal e gratuita

Cursos serão oferecidos de acordo com a demanda de inscrições (Foto: Karine Pinheiro)

Qualificar e inserir o público feminino no mercado de trabalho. Esse é o propósito do Programa Multi Mulher, projeto que oferece cursos gratuitos para mulheres assistidas pelos programas sociais do município. A partir de março, encontros quinzenais devem reunir as participantes na Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis). Entre as propostas de qualificação é possível encontrar aulas de eletricista, azulejista, corte e costura e confeitaria.

A iniciativa, criada pelo Departamento de Desenvolvimento Social junto com a Sedis, busca fortalecer a autoestima da mulher. De forma inicial, as assistidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e pelos dois Cras do município terão prioridade para participar, desde que estejam inseridas no Cadastro Único.

Para a coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Social, Tatiana de Oliveira, capacitar esse público é um passo para tornar as mulheres independentes. “A grande maioria das assistidas têm um fator em comum, que é alguma dependência. Seja emocional, financeira ou patrimonial. Então queremos evidenciar essa mulher e torná-la protagonista em sua vida”, pontua.

Hoje, o Cram atende cerca de 150 mulheres, enquanto os programas de assistência social atendem em média 200. Além da inserção no mercado, Tatiana aponta para a necessidade do público feminino ter autonomia para executar os mesmos serviços em suas casas. “Queremos que elas saibam trocar uma resistência ou um cano sem depender de ninguém”.

A partir do trabalho de qualificação, o intuito é que esse grupo de mulheres possa formar uma cooperativa de serviços, explica o diretor do Setor de Trabalho, Daniel da Silva. Ele avalia a iniciativa como forma de as alunas terem seus próprios negócios e uma renda garantida.

“Elas vão estar aptas para atuar em várias funções. Teremos cursos de solda, operação de máquinas, motosserra, confeitaria, pintura de tecidos e estamos vendo a possibilidade de mais qualificações. E se tiver qualquer necessidade de cobertura de custos, será onerado pelo Executivo”, afirma Silva. O coordenador ainda destaca que o calendário conta com seminários e palestras em grupos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: