A aula inaugural do projeto Trilhas da Aprendizagem, que tem por objetivo qualificar e preparar os alunos para o mercado de trabalho, reuniu estudantes, familiares e autoridades na câmara de vereadores nessa terça-feira, 30. A iniciativa é do Legislativo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Lajeado e deve formar pelo menos 20 jovens até o fim do ano.
As aulas de robótica e inserção no mercado são gratuitas e ocorrem às terças e sextas-feiras no turno da manhã, nas dependências da câmara. O projeto é voltado aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (Eeem) Fazenda Vilanova e o investimento por estudante é cerca de R$ 1 mil. De acordo com uma pesquisa apresentada pelo Senai, após a conclusão da Educação Profissional, é possível perceber um acréscimo de 17,7% na renda.
O presidente do Legislativo, Sérgio Cenci Sobrinho, destaca que oferecer os cursos aos jovens que estão prestes a se formar na escola é uma forma de incentivar a continuidade dos estudos. Segundo ele, além de agregar novos conhecimentos, os alunos também sairão com uma formação complementar. “Tínhamos diversas opções para aplicar esse orçamento. Mas investir na educação e nas pessoas pode resultar em outras diversas áreas”, aponta.
Até o momento, 16 alunos estão matriculados nas aulas de capacitação. Para facilitar o acesso deles ao local do curso, uma parceria com a administração municipal garante o transporte, sobretudo aos que vêm do interior. O prefeito Amarildo da Silva ressalta que este apoio significa também impulsionar o futuro da cidade.
O chefe do Executivo aponta que Fazenda Vilanova é um dos municípios com maior crescimento, desta forma é necessário melhorar as estruturas. “Conhecimento é algo que rompe diversas barreiras. Com o desenvolvimento da cidade, precisamos de mão de obra qualificada para atuar em diversas frentes”, afirma.
Para a diretora da escola, Iara Reis, é necessário que os alunos apresentem esse diferencial nos currículos. Ela destaca que por meio do curso, os estudantes terão melhores oportunidades de contratação.
Segundo o gerente de operações do Senai Lajeado, Jerry Hibner, hoje o jovem deve pensar na inserção no mercado como uma prioridade, mas é necessário oferecer qualificação. Por este motivo, o projeto Trilhas da Aprendizagem é oferecido aos alunos que estão próximos de adentrar o mundo profissional. “Vamos oferecer conhecimento, atitude, habilidade e trabalhar fatores comportamentais. O mercado é dinâmico e necessita e necessita capacitação”, comenta Hibner.
Para participar do projeto, é necessário que os alunos do Ensino Médio façam a inscrição na câmara de vereadores.