Jornal Nova Geração

Projeto propõe agendamento on-line de consultas

ESTRELA – Deu entrada na Câmara de Vereadores, nesta semana, o projeto de lei do vereador João Braun (PP), que prevê o agendamento digital de, pelo menos, 30% das consultas médicas disponibilizadas pelo SUS no município. No texto, o proponente destaca que a marcação das consultas seja feita, preferencialmente, por aplicativo. Se aprovada a proposta, os pacientes deverão agendar a consulta com 48 horas de antecedência, sendo permitido um agendamento semanal pelo sistema digital.
Em contrapartida, o usuário que não comparecer na consulta médica agendada pelo aplicativo, sem prévia justificativa, somente poderá agendar nova consulta pela forma presencial, e poderá voltar a marcar pelo sistema on-line após 30 dias. Se aprovado o projeto, o município terá 90 dias para implantar as medidas previstas. “Além de agilizar a prestação do serviço de agendamento de consultas, se evitará o risco do contágio de Covd-19 com o deslocamento do usuário, bem como diminuirá a burocracia no serviço público, além de possibilitar a formação de cadastro de usuários, inclusive possibilitando a captação de dados para políticas públicas na área da saúde”, justifica Braun.

Reformas em pontes

Os vereadores também destacaram os reparos que estão sendo realizados na ponte do Bairro Boa União, que liga a Linha São José. Felipe Schossler (PTB) disse que a ponte está interrompida para passagem de veículos, pois algumas tábuas soltaram. “Será arrumado para que quem transita tenha segurança e pedimos um pouco de compreensão.”
De acordo com o presidente da Casa, vereador Ernani de Castro (MDB), o prefeito Elmar Schneider busca recursos estaduais para construção de uma nova ponte. “Parece que o Estado falou que a ponte pertence ao município e este acredita que é do Estado, então estão vendo essas questões”, salientou.
O parlamentar Cristiano Nogueira da Rosa (MDB) destacou que deve ser colocado um limitador para veículos pesados. “Pode trocar a madeira, se passar um caminhão pesado solta tudo de novo.” A fala foi complementada por Castro, que afirmou já ter sido incluído o limitador. Outros vereadores também pediram a reforma da ponte na Linha Lenz fundos, que foi afetada pela enchente.

Falta de energia e água

O serviço precário de energia elétrica em alguns pontos de Estrela e a recorrente falta de água foi novamente assunto na tribuna. O vereador Márcio Mallmann (PP) falou que a Associação da Água de Arroio do Ouro não consegue efetuar o bombeamento pela falta da voltagem correta que o motor precisa e empresas no Bairro dos Estados também estão paradas pela voltagem incorreta na luz. O parlamentar Tiago Lehnen (PSD) enfatizou que recebeu ligações de moradores de diversos bairros que passam pela mesma situação. “Não adianta eles falarem que é normal nessa época do ano, porque tem muito ar condicionado ligado, não vamos aceitar isso como resposta.”
O vereador Felipe Schossler (PTB) reforçou que no Bairro Auxiliadora, mesmo fora do horário de pico, foram cerca de três registros de falta de energia e dois de falta de água na última semana. “Parte dos bairros dos Estados e Imigrantes estão desde sábado à tarde sem água”, comentou na sessão.
O parlamentar Adriano Scheeren (PL) disse que é preciso chamar órgãos como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “As ligações ficam registradas e eles precisam ficar a par do que está acontecendo, porque temos diversos problemas pela cidade.” O colega Valderês da Rosa (PSD) reforçou que todo mês a Corsan arrecada milhões em Estrela e que, ultimamente, o trabalho fica a desejar. “Precisamos exigir, porque às vezes não retorna investimentos para o município”, sugerindo que seja chamada à Câmara as gerências da Corsan e da RGE, para explicar os motivos dos problemas recorrentes na cidade.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: