Dois projetos elaborados por alunos da rede municipal de ensino e classificados na feira regional Estrelas do Conhecimento foram premiados na Mostratec, em Novo Hamburgo. A 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia ocorreu entre os dias 24 e 26 e é considerada a maior feira de educação da América Latina. Neste ano, 785 projetos de estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Técnico, e Educação Infantil foram apresentados.
Os trabalhos foram premiados na categoria 2, que compreende projetos do 4º ao 6º ano Ensino Fundamental. Em 3º lugar, a pesquisa produzida na Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer com o título “Ecolocalização Humana: Investigação Bibliográfica e sua Aplicabilidade”. Atualmente 6,5 milhões de brasileiros possuem deficiência visual severa. Por isso, o trabalho detalha o conhecimento da temática. No estudo, apresentam a conceituação da habilidade de ecolocalização humana e a aplicabilidade em deficientes visuais.
Em 4º lugar, o projeto intitulado “Remoção De Ferrugem Com Produtos Caseiros”, dos alunos da Emef Arnaldo José Diel, com objetivo identificar a ferrugem em artigos com presença de ferro e auxiliar na limpeza destas peças. Um dos principais motivos para a remoção de ferrugem é a reutilização e aumento da vida útil do material.