Jornal Nova Geração

OPINIÃO

“Psipsipsi… Gatinho”

"(...) devemos cuidar para que eles fiquem em seu ambiente, evitando as ‘bandinhas’ pela rua”

A conversa hoje é para ti, gateiro! Sim, amantes de gatos, cuidadores de gatinhos, fascinados por felinos. Como todo adorador desta espécie, a Felis silvestres catus, sabemos o quanto os gatinhos são chamados “independentes”, mas na verdade eles não são. Os gatos domésticos são extremamente carinhosos e dependentes de nós, seus tutores humanos, pois somos nós quem garantimos seu alimento, sua proteção, saúde, diversão e carinho, podendo estes viverem até seus 18, 20 anos.

Os felinos são carnívoros estritos, ou seja, alimentam-se exclusivamente de carne, consumindo mais de 70%; o carboidrato eles mesmos sintetizam. Por isso, ao escolher a melhor forma de alimentar seu gato, escolha por alimentos ricos em proteína. E ainda, precisam muito da ingestão de água, algo em torno de 4% de seu peso corporal ao dia. Para isso, contamos com alimentos úmidos que ajudam na sua saúde também. Petiscos? Busque sempre pelos úmidos, onde ainda podemos colocar um pouco mais de água morna. E ainda, gatos também podem se nutrir da chamada Alimentação Natural Caseira Balanceada, consulte um zootecnista ou médico veterinário nutricionista. Dica: use pratos abertos como os rasos ou de sobremesa para evitarmos o chamado “estresse do bigode”. Eleve o prato também, deixando-o na altura do queixo do gatinho.

O lar do felino é o nosso lar. Afinal, eles quem “gatomizam”. Contudo, devemos cuidar para que eles fiquem em seu ambiente, evitando as “bandinhas” pela rua, onde correm perigo de brigarem com outros gatos, se contaminarem de doenças incuráveis, serem roubados, atropelados ou envenenados. Então, lembrem das telas nas janelas, seja em apartamento ou casa.

Sobre saúde, lembre de sempre testá-lo para as doenças FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) e FeLV (Vírus da Leucemia Felina). Vacine. Mantenha o protocolo de exames e check ups anuais em dia. Para um melhor atendimento clínico veterinário, chame por um médico veterinário com atendimento home care.

Para a diversão, verticalização e muitos brinquedos. A verticalização é oferecer lugares para seu gato subir, se esconder, e também gastar energia. Os gatos, amam ver o mundo de cima, se alimentar inclusive. Adoram brincar e brincam em qualquer idade. Treinar também é uma opção. E sim, vão dormir em torno de 16 horas por dia.

Como saber se seu gato te ama? Lá vai: ele se esfrega em ti, treme a pontinha do rabo, faz contato visual, liga o “motorzinho”, faz “pãozinho” e deita em cima de ti, além de trazer àqueles presentes (agradeça-o por isso).

E o resultado? Bem, ao cuidar do bem estar de seu gato, ele te agradecerá com muitos “ronrons”.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: