“Recondução renova compromissos e aumenta a responsabilidade”, diz a secretária estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann. Em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta sexta-feira, 30, avalia que na continuidade do governo de Eduardo Leite (PSDB) o primeiro desafio é manter o trabalho desenvolvido até o momento.
Destaca como demanda importante a implementação da irrigação nas grandes propriedades rurais. “Aqui no Vale do Taquari a gente não sente isso, porque as propriedades são minifúndios, não trabalhamos com grandes lavouras. Mas no estado, a falta de irrigação faz a produção cair drasticamente em períodos de falta de chuva.” Conforme Marjorie, o assunto fez parte do plano de governo.
Quem é Marjorie Kauffmann (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura)
- Tem 40 anos, nasceu em Lajeado (RS);
- Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates e doutora em Geociências pela Unicamp;
- Trabalhou em projetos na área de infraestrutura, como estradas, pontes e hidrelétricas;
- Na administração municipal de Lajeado, foi diretora da Secretaria do Meio Ambiente (2017-2018)
- No primeiro governo de Eduardo Leite, presidiu a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), entre 2019 e 2022. Na sequência, se tornou secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, cargo de ocupa até o momento;
- Entre as mais recentes ações, apresentou projetos do RS para o ambiente na COP27 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), realizado em novembro, no Egito.
Ouça a entrevista na íntegra