Os impactos das enchentes mobilizam o poder público para oferecer melhores condições em outros eventos extremos. Estrela busca qualificar a estrutura de Defesa Civil, a partir da contratação de um quadro funcional ao setor. A proposta cria o cargo de Agente da Defesa Civil, e será votado pelos vereadores para autorizar a contratação de um profissional.
O município busca continuidade nas atividades do setor, para que, mesmo que o coordenador seja uma indicação do governo, a equipe se mantenha com servidores de carreira. “A princípio não será o responsável, mas vai poder seguir uma linha de trabalho, fazer cursos e compartilhar os conhecimentos”, explica o secretário de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva.
A nova função terá jornada de 35 horas semanais e estabelece que os candidatos tenham condições físicas específicas para exercer a função. A idade mínima para os servidores é 18 anos, com os requisitos de Ensino Superior completo em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com categoria B ou superior. A seleção será por concurso público.
Visita técnica
Uma comitiva regional irá a Blumenau, em Santa Catarina, no dia 18. A cidade do Vale do Itajaí é considerada referência no enfrentamento a inundações. “Queremos conhecer o método de trabalho e compartilhar da experiência deles para qualificar ainda mais nosso trabalho”, comenta o prefeito Elmar Schneider.
O grupo será formado por líderes políticos e empresários, com organização da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), a qual o gestor de Estrela preside até o fim do ano. “Tenho certeza que as lideranças locais vão compreender que houve erros, mas que precisamos olhar para a frente, para errarmos menos e acertarmos muito mais”, acrescenta.
Ele lembra que o município catarinense passou há 15 anos por situação semelhante à inundação de setembro do Vale do Taquari. A partir disso, Blumenau implementou estruturas com profissionais voltados ao estudo para melhores respostas às cheias, além da formação de agentes mirins para a Defesa Civil.