Jornal Nova Geração

SEGURANÇA PÚBLICA

Região aguarda reforço no efetivo da Polícia Civil

Pelo menos três agentes devem chegar neste mês ao Vale. Entre eles, um novo delegado plantonista para a DPPA de Lajeado

Um dos novos profissionais vai reforçar o atendimento na DPPA, em Lajeado. Crédito: Arquivo/ A Hora

Dos mais de 200 agentes da Polícia Civil formados em abril pelo Estado, o Vale do Taquari deve receber pelo menos três ainda este mês. Esta é a perspectiva da 19ª Delegacia Regional de Polícia do Interior, com sede em Lajeado. Entre os profissionais que vem ser deslocados para a região, está um novo delegado.

A chegada do profissional deve suprir uma das principais carências do órgão de segurança pública no Vale, pois será designado para atuar na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Outro agente vai para a Delegacia de Polícia de Arroio do Meio para substituir um servidor aposentado. O terceiro ainda não está definido. Há possibilidade de uma quarta nomeação.

Segundo a titular da 19ª DRPI, Shana Luft Hartz, a DPPA hoje representa um dos principais gargalos da Polícia na região. Atualmente, há apenas um delegado plantonista, Felipe Staub Cano, que chegou a Lajeado no ano passado. A ideia é que o novo profissional se some a ele no revezamento.

“Hoje, temos apenas o delegado Cano para isso. Portanto, será um acréscimo importante. Mas o ideal seriam pelo menos quatro plantonistas”, comenta. Um dos delegados que fazia o revezamento era Dinarte Marshall Júnior, transferido ano passado para atuar em Porto Alegre após quase uma década no Vale.

Economia

Segundo Shana, a Polícia Civil hoje conta com cerca de 80 agentes na área de abrangência da 19ª DRPI. “Temos um déficit, mas não em âmbito regional, e sim de instituição. Ocorreram muitas aposentadorias em virtude de uma mudança na legislação, a partir de 2019. Portanto, é preciso recompor aquele efetivo”, salienta.

Nos últimos anos, o Estado têm buscado economizar custos e, com a queda no efetivo, muitos agentes ficam responsáveis por mais de uma delegacia. “No interior isso ainda é visto como normal. Hoje, é impossível ter um delegado diferente por delegacia. Então, ao invés destas unidades menores fecharem as portas, se trabalha dessa forma”.

Nomeações

O curso para formação de novos agentes da Polícia Civil durou 825 horas/aula. Eles abordaram conteúdos como investigação criminal, delegacia experimental, tiro e informática policial. A formação, ocorrida entre outubro de 2022 e abril de 2023, foi ministrada presencialmente pela Academia de Polícia Civil (Acadepol).

A tendência é de que os escrivães e inspetores sejam nomeados hoje. Já os novos delegados foram nomeados ainda em abril. “Esperamos que eles venham o mais rápido possível para o Vale, pois precisamos deles”, frisa Shana.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: